A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) realizou, na última quarta-feira (6/12), o seminário “Estratégias de Gestão no Sistema Público de Saneamento, um cenário de oportunidades”, no auditório da Secretaria de Turismo, D...

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) realizou, na última quarta-feira (6/12), o seminário “Estratégias de Gestão no Sistema Público de Saneamento, um cenário de oportunidades”, no auditório da Secretaria de Turismo, Desporto e Cultura de Guaíba. O evento debateu os ‘Desafios e oportunidades em saneamento numa plataforma de eficiência, inovação e parcerias para o desenvolvimento em gestão organizacional’.

O diretor-presidente da Corsan, Flávio Presser, destacou os investimentos da empresa nessa área, em especial a parceria público-privada que vai universalizar, nos próximos 11 anos, o atendimento de nove cidades da Região Metropolitana, localizadas junto aos rios mais problemáticos do estado. “Nessa degradação ambiental, a população de baixa renda é a mais atingida, pois vive em áreas vulneráveis ou sem acesso ao afastamento dos esgotos de suas casas”, lembrou. O dirigente anunciou, ainda, que será implantado um projeto piloto para limpeza e transporte dos efluentes das fossas da praia de Atlântida Sul até a Estação de Tratamento de Esgotos mais próxima. “Esse é o caminho para oferecer o tratamento de esgotos para cidades com menos de 10 mil habitantes, pois a implantação de todo o sistema é cara, tornando-se inviável para as pequenas comunidades”, ressaltou o dirigente da estatal.

De acordo com o diretor da Escola de Gestão Pública da Famurs, Márcio Biasi, que representou o presidente da Federação, Salmo Dias de Oliveira, durante o evento, é necessário criar caminhos mais simples para oferecer à população tratamento de esgotos, que é um direito de todos. “É inadmissível que o nosso estado tenha apenas 14% de cobertura de esgoto, mas também é preciso que tudo seja feito dentro da realidade de cada município”, afirmou Biasi.

O evento também contou com a presença da secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, do coordenador executivo do PGQG, Luiz Perry, e do vice-presidente da Safeweb, Luiz Carlos Zancanella Júnior, sob mediação do jornalista Daniel Scola.

Assessoria de Comunicação Social

(51) 3230.3150 / 99330.8399

[email protected]

Presidente da Famurs Salmo Dias de Oliveira

Informações da notícia

Data de publicação: 08/12/2017