O primeiro dia do 20º Encontro Anual dos Dirigentes Municipais de Meio Ambiente, promovido pelo Conselho dos Dirigentes Municipais de Meio Ambiente do RS (Condimma), em parceria com a área de Meio Ambiente da Famurs, abordou questões sobre o Saneamento...

O primeiro dia do 20º Encontro Anual dos Dirigentes Municipais de Meio Ambiente, promovido pelo Conselho dos Dirigentes Municipais de Meio Ambiente do RS (Condimma), em parceria com a área de Meio Ambiente da Famurs, abordou questões sobre o Saneamento Básico. Além disso, temas como mineração, resíduos sólidos, manejo de arborização urbana também foram explanados durante a programação.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas, 2,5 bilhões de pessoas não têm acesso a saneamento básico no mundo e 780 milhões não possuem água potável. O Promotor de Justiça da Promotoria Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, Eduardo Coral Viegas, também lembrou que mil crianças morrem por dia devido a falta de saneamento básico. “Neste tempo de 40 minutos em que estamos aqui, 28 crianças morreram por esse motivo”, completou.

Já a chefe de divisão de Saneamento Ambiental da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Clarice Glufke, afirma que o necessário para melhorar a saúde é saneamento básico. “Não precisamos de mais médicos, hospitais ou remédios”, destacou.

O presidente do Fórum Gaúcho do Comitê de Bacias Hidrográficas, Claudir Alves, explicou como funcionam os comitês. De acordo com ele, é necessário aproximar os grupos das prefeituras. “Assim, na hora de votações de projetos, por exemplo, sabe-se como votar ou dar sua opinião para ajudar da melhor maneira possível o meio ambiente”, explicou. O chefe do departamento de Controle de Esgoto da Corsan, Thiago Prestes, apresentou aos técnicos o projeto-piloto da empresa ‘Estação de Tratamento para lodo das fossas sépticas’.

Nova diretoria do Condimma

Também durante o primeiro dia de evento a nova diretoria do Condimma tomou posse. Confira a composição:

Presidente
Hilário Eidelwein
(Estrela – Amvat)

1º vice-presidente
Aline Maria Trindade Ramos
(São José dos Ausentes – Amucser)

1º secretário
Clóvis Schwertner
(Venâncio Aires – Amvarp)

2ª secretária
Andréa Fabiane Enzweiler
(São José do Hortêncio – Amvarc)

Área de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 99330.8399
[email protected]

Encontro reuniu dirigentes do meio ambiente na Famurs

Informações da notícia

Data de publicação: 24/08/2017