O presidente da Famurs, Salmo Dias, esteve reunido, nesta terça-feira (1º/8), com a pesquisadora do Núcleo de Estudos do Futuro da PUC-SP, Daniella Gasparin.

O presidente da Famurs, Salmo Dias, esteve reunido, nesta terça-feira (1º/8), com a pesquisadora do Núcleo de Estudos do Futuro da PUC-SP, Daniella Gasparin. No encontro, a acadêmica apresentou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O órgão internacional almeja que todos os países implementem planos de desenvolvimento sustentável até 2030.

Salmo reconheceu a importância do projeto, mas ponderou sobre a sua aplicação nos municípios. “Os prefeitos têm preocupações urgentes com a resolução de problemas em suas comunidades. Precisamos ir caminhando na construção desses objetivos sem deixar de atender as demandas práticas”, avaliou.

Atualmente, apenas 168 dos 5570 municípios brasileiros estão cadastrados nos ODS, sendo apenas seis no Rio Grande do Sul. São elas: Bagé, Cachoeirinha, Montenegro, Nova Santa Rita, Passo Fundo e Sapucaia do Sul. Para participar da ação, o prefeito assina uma carta-compromisso com os objetivos e tem 120 dias para apresentar um plano de metas que irá se adequar ao Plano Plurianual (PPA) do município.

Os objetivos variam de acordo com o porte de cada município. Gasparin quer ampliar o número de cidades engajadas no RS. “Nossa meta é atingir cada município do RS e transformar o Estado em modelo para o país”, aspirou.

Área de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 99330.8399
[email protected]

Informações da notícia

Data de publicação: 01/08/2017

Compartilhe!