O secretário do meio ambiente do município mineiro de Extrema, Paulo Henrique Pereira, palestrou, nesta quarta-feira (27/7), no 19º Encontro Anual dos Dirigentes Municipais de Meio Ambiente, realizado na sede da Famurs.

O secretário do meio ambiente do município mineiro de Extrema, Paulo Henrique Pereira, palestrou, nesta quarta-feira (27/7), no 19º Encontro Anual dos Dirigentes Municipais de Meio Ambiente, realizado na sede da Famurs. Ele apresentou aos representantes das prefeituras gaúchas o projeto “Conservador das Águas”, que promove ações de preservação das nascentes no Sul de Minas Gerais. A iniciativa funciona da seguinte maneira: funcionários da prefeitura plantam árvores nativas e fincam cercas em volta dos mananciais e dos cursos d’água. Desta forma, é possível restaurar ou preservar matas que circundam as nascentes, cabeceiras e aquíferos. A água fica estocada na própria natureza.

Quase todas as árvores são plantadas em propriedades privadas. Ao abrirem mão de uma área que poderia ser explorada com pastagens ou agricultura, os produtores recebem dinheiro da prefeitura como compensação pelos serviços ambientais prestados. O programa é pioneiro na regulação e aplicação efetiva do chamado Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), conceito surgido em 1990, na França. “O projeto veio nesse foco de melhorar as condições ambientais do município”, explicou Pereira.

Considerado por especialistas a iniciativa ambiental mais bem-sucedida do Brasil no campo da preservação de nascentes e produção de água potável, o projeto “Conservador de Águas” coleciona dezena de prêmios e menções honrosas. De acordo com a assessora técnica da Área do Meio Ambiente da Famurs, Marion Heinrich, a palestra serviu de incentivo para os gestores gaúchos. “Ele demonstrou que através de parcerias podem ser realizados bons projetos”, destacou.

Representantes de mais de 500 municípios brasileiros já visitaram Extrema para conhecer o trabalho. No entanto, Paulo Henrique Pereira lamenta que poucas prefeituras tenham adotado ação semelhante. “Precisamos sair da inércia”, conclamou.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

x

Informações da notícia

Data de publicação: 29/07/2016

Compartilhe!