O vice-presidente da Famurs e prefeito de São Jerônimo, Marcelo Luiz Schreinert, pediu, nesta terça-feira (27/10), mais celeridade do Ministério da Integração Nacional no atendimento aos municípios gaúchos afetados pelas chuvas dos últimos dias.

O vice-presidente da Famurs e prefeito de São Jerônimo, Marcelo Luiz Schreinert, pediu, nesta terça-feira (27/10), mais celeridade do Ministério da Integração Nacional no atendimento aos municípios gaúchos afetados pelas chuvas dos últimos dias. O dirigente reclamou do excesso de burocracia do governo federal para dar encaminhamento aos pedidos de ajuda enviados pelos prefeitos. “Precisamos de regras mais simples para o atendimento imediato dos municípios. Hoje, quando o recurso chega, a prefeitura já fez quase tudo que era necessário”, cobra.

Schreinert defendeu ainda mudança no sistema adotado. “A Famurs defende o repasse fundo-a-fundo diretamente aos cofres municipais”, explica. A medida possibilitaria o recebimento de verbas sem a necessidade de elaboração do plano de trabalho. O procedimento seria semelhante ao já utilizado nas áreas de saúde, educação e assistência social.

O Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, Adriano Pereira, afirmou que compreende a reclamação dos prefeitos gaúchos sobre a demora no recebimento de recursos. Ele explica, no entanto, que não pode desrespeitar a legislação vigente. “Nós podemos agilizar o atendimento aos municípios. Porém, nós temos normas e leis que regulam a transferência de recursos”, orientou. Ele reconheceu que o governo federal tem atuado para aperfeiçoar a legislação que rege o atendimento aos municípios afetados pelas intempéries.

Defesa Civil Nacional orienta autoridades gaúchas

Representantes da Defesa Civil Nacional estiveram reunidos, nesta terça-feira, na sede da Famurs, com 110 pessoas entre prefeitos, técnicos e integrantes da defesa civil de municípios gaúchos afetados pela chuva. Os participantes receberam orientações sobre o preenchimento das documentações do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres do Ministério da Integração Nacional.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

Representantes da Defesa Civil Nacional estiveram reunidos, nesta terça-feira, na sede da Famurs, com 110 pessoas entre prefeitos, técnicos e integrantes da defesa civil de municípios gaúchos afetados pela chuva.

Informações da notícia

Data de publicação: 28/10/2015

Compartilhe!