Evento abordou temáticas de desenvolvimento socioemocional, educação maker, educação empreendedora no ensino fundamental, alfabetização e letramento, além da experiência de Sobral, município do Ceará considerado a capital da educação brasileira

Gestores municipais e dirigentes da Educação foram provocados nesta segunda-feira (16/5) a repensarem a macrogestão educacional, mudarem seus paradigmas e buscarem uma melhora nos índices de educação do nosso estado. Durante o I Seminário Gaúcho de Educação Inovadora, evento promovido pela Famurs em parceria com a Granpal, os participantes acompanharam palestras e cases que abordaram temáticas de desenvolvimento socioemocional, educação maker, educação empreendedora no ensino fundamental, alfabetização e letramento, além da experiência de Sobral, município do Ceará considerado a capital da educação brasileira.

Durante a abertura do encontro, o prefeito de Nova Santa Rita e presidente da Granpal, Rodrigo Battistella, salientou que o estado precisa de novas metodologias inovadoras e que o objetivo do evento é justamente o de trazer soluções para que todos saiam pensando a educação de uma forma diferente, disseminando boas práticas e transformando o futuro do RS. Battistella, que também é presidente da Câmara Temática de Inovação da Famurs, ainda aconselhou os gestores presentes a investirem em tudo o que é de mais inovador, colando a educação em primeiro plano e encantando alunos, especialmente neste momento de perdas de aprendizagem causado pela pandemia. 

Em sua fala, a presidente da Undime-RS, Maristela Guasselli, destacou que um dirigente municipal não consegue fazer tudo sozinho sendo preciso um regime de colaboração entre todas as partes envolvidas, lembrando que cerca de 60% deles estão em sua promeira gestão, em um tempo que precisamos repensar a educação e o proposito de ser professor. Maristela ainda afirmou que não se tem qualidade de educação se não houver investimento e alertou que se nçao houver valorização da categoria, não teremos profissionais para atuar em sala de aula nos próximos anos. 

Representando o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, a secretária municipal de Educação, Sônia Rosa, destacou que é necessário saber fazer bom uso da tecnologia nas salas de aula e a importância de valorizar os profissionais.

A secretária-adjunta de Educação do RS, Stefanie Eskereski, representando o governador Ranolfo Vieira Júnior, enfatizou a importancia histórica deste momento. Relatou que o Estado divulgou um diagnóstico da Educação no RS com resultados alarmantes e, muito provável, semelhante em muitos municípios gaúchos. Stefanie afirmou que a participação no encontro é o primeiro, ou mais um passo, para sermos inovadores e que, a partir das práticas e metodologias que serão abordadas no evento é possível buscar inspiração para aplicar na realidade de cada município. Ainda, colocou o Estado como parceiro para atuar em regime de colaboração com os diferentes atores, com objetivo de garantir a melhoria da qualidade na educação, seja ela estadual ou municipal. 

Para finalizar o ato de abertura, o presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, fez sua explanação destacando o ano positivo de grandes debates e discussão visando melhorias para a educação. Destacou a criação da Câmara Temática de Educação, que atuou prontamente para elevar o índice no estado e auxiliar as prefeituras gaúchas na busca por soluções efetivas dos problemas. “A educação exige dedicação, criatividade e amor. Além de investimentos, é preciso ter paixão e incentivar os alunos. Mais do que cifras, a educação é feita do suor e do empenho dos professores. É preciso pensar fora da caixa, tornar o diálogo e o ambiente propício para que nossos professores possam ensinar com qualidade e os nossos alunos possam aprender e se tornarem bons profissionais”, avaliou.

Experiência de Sobral/CE

O primeiro painel da manhã contou com a participação do secretário de Educação de Sobral, município do Ceará e referência em educação no Brasil, Francisco Herbert Vasconcelos, que falou como a cidade com nível socioeconômico abaixo da média brasileira teve um salto nos índices de educação e continua evoluindo e aprimorando sua metodologia de aprendizagem. 

Para inspirar os municípios gaúchos, Herbert detalhou todo o processo de mudança na gestão municipal, desde o ponto de partida, ainda nos anos 1990, até o trabalho atual, com ações que possibilitaram melhorias nas estruturas físicas das escolas, na estrutura organizacional e nos índices de alfabetização. Com as medidas adotadas, Sobral organizou a rede para ter como foco a erradicação do analfabetismo, a redução dos índices de evasão escolar e a valorização dos professores. Com a priorização da educação, ainda foi possível alcançar o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com nota 9,1 na última avaliação. 

Herbert ainda falou sobre a estruturação da política educacional adotada por Sobral, dividida em três grandes eixos, que atua com medidas para o fortalecimento da gestão escolar, fortalecimento da ação pedagógica e para valorização do magistério. Ele ainda destacou a importância do trabalho na oferta educacional. “A peça-chave para a engrenagem funcionar é a liderança escolar, papel dos diretores. Não podemos cobrar aquilo que não ofertamos. É preciso muni-los de todas as ferramentas e monitorar, dar suporte”, explicou o secretário. 

O secretário de Educação de Sobral ainda destacou a definição de metas de aprendizagem claras e objetivas, enfatizando em quatro aspectos: de alfabetização na idade certa, de alfabetização de alunos defasados e não defasados, d proficiência em Lingua Portuguesa e Matemática, e de ampliação da matrícula da Educação Infantil. 

A mediação do painel e das perguntas foi realizada pelo prefeito Rodrigo Battistella. 

 

Alfabetização: das letras ao letramento 

O primeiro painel da tarde teve como pauta a alfabetização e como o sistema Aprende Brasil tem ajudado no processo. Na oportunidade, foi apresentado as ações e experiências das administrações municipais de Veranópolis, Carlos Barbosa e São Francisco de Paula. Secretárias, diretoras e supervisoras pedagógicas, coordenadores de Educação falaram sobre temas como equidade de trabalho, transporte escolar, abordagens pedagógicas, necessidades e avaliações de desenvolvimento. 

Ainda durante o painel, o professor especialista em Lingua Portuguesa, Robson Lima, abordou questões de interpretação e entendimento textual através de uma dinâmica com os participantes. Na ocasião, ele salientou que a alfabetização só é válida quando conduz ao letramento e nada é mais inovador do que uma boa aula presencial. 

O painel foi mediado pelo professor e consultor pedagógico da  Aprende Brasil,  Rogério Grillo. 

 

A educação empreendedora no Ensino Fundamental

Apresentando o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos, proposta pelo Sebrae para o Ensino Fundamental, a gerente de Políticas Públicas do Sebrae-RS, Janaína Zago Medeiros, abriu o segundo painel da tarde e falou sobre a iniciativa que incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. 

O projeto Empreender é Ação, incorporado no município de Campo Bom, garantiu ao prefeito Luciano Orsi pela segunda vez o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na categoria Empreendedorismo na Escola. Segundo Orsi, trabalhar com a temática da inovação e empreendedorismo surgiu de uma necessidade, conversando com diversos atores no município, para fazer com que a formação de alunos se alinhasse com o desenvolvimento da cidade. Desta forma, Campo Bom forma cidadãos que estarão capacitados para atuar nas mais diversas empresas e empreendimentos disponíveis no município. 

Durante o painel, a secretária municipal de Educação, Simone Schneider, abordou aspectos do projeto implementado no município, como criação e medidas adotadas nas escolas municipais, além de apresentar os resultados alcançados. 

 

Educação Maker

Para o professor e doutor em Educação, Éliton Meireles de Moura, falar de educação inovadora é um convite para pensar no futuro. Ele provocou os participantes do evento a imaginarem como serão as escolas daqui a 100 anos. 

Éliton afirmou que inovar na educação não é apenas aplicar recursos tecnológicos, mas como contribuímos para manter a metodologia atualizada nos dias atuais. O professor explicou na teoria o que é Educação Maker - que está relacionado a cultura maker, através do conceito de mão na massa e faça você mesmo - e apresentou exemplos práticos de como as diferentes disciplinas podem trabalhar com essa metodologia capaz de transformar os espaços de aprendizagem. 

Durante o painel, Éliton apresentou exemplos desses espaços, como o FabLab e as Salas Makers, em que alunos são protagonistas no seu processo de ensino-aprendizagem. Segundo ele, a ideia é fazer um balanço entre currículo e maker, pois é fundamental ter currículo nas atividades maker. 

 

Desenvolvimento sociemocional

A jornalista e pós-graduada em Educação e Ação Social com ênfase em Desenvolvimento Sustentável, Edna Borges, encerrou o evento com a palestra “Um olhar sobre o desenvolvimento socioemocional no contexto pós-pandemia”. Ela falou sobre acolhimento e a busca do sentido na educação, praticas pedagógicas para desenvolvimento de competências previstas na base curricular, demandas e desempenho dos educadores, alinhamento no entendimento de conceitos da base, e os desafios ampliados pela pandemia. Edna também abordou aspectos do que aprendemos e o que reaprendemos a fazer durante a pandemia, gerando novas maneiras de pensar e agir por meio de experimentação e imaginação criativa.

 

Informações da notícia

Data de publicação: 17/05/2022

Créditos: Ellen Renner

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti

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