Uma reunião entre o presidente da Famurs, Valdir Andres, e o presidente da Federação da Agricultura do RS (Farsul), Carlos Sperotto, e toda a sua diretoria, definiu a formação de uma parceria inédita entre as entidades.

Uma reunião entre o presidente da Famurs, Valdir Andres, e o presidente da Federação da Agricultura do RS (Farsul), Carlos Sperotto, e toda a sua diretoria, definiu a formação de uma parceria inédita entre as entidades. O objetivo é implementar ações conjuntas nas áreas de agricultura e meio ambiente. O encontro entre os dirigentes aconteceu nesta sexta-feira (4/4), na sede da Farsul, em Porto Alegre.

De acordo com Valdir Andres, o acordo visa o desenvolvimento rural sustentável dos municípios gaúchos. “Faremos reuniões técnicas para ampliar o debate sobre temas como a demarcação de terras indígenas”, afirma o presidente da Famurs. Com relação a este assunto, as entidades são favoráveis à indenização dos agricultores familiares. “Os produtores rurais não podem ser prejudicados com a demarcação. As terras devem ser adquiridas, e os agricultores, ressarcidos”, explica Sperotto.

As duas entidades também defendem a ampliação das competências municipais no licenciameno ambiental, a liberação de auxílio federal mensal de R$ 10 mil para que os municípios estruturem suas equipes de inspeção sanitária e a cobrança junto ao Estado e à União por melhor distribuição de energia elétrica na zona rural.

Entre as atividades já previstas estão a realização de 27 cursos regionais de capacitação de servidores municipais sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) do Novo Código Florestal e de cursos de alfebetização de adultos e inclusão digital com o Senar. As entidades também formarão um grupo de trabalho para discutir a arrecadação do Imposto Territorial Rural (ITR).

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

Famurs e Farsul firmam parceria inédita

Informações da notícia

Data de publicação: 04/04/2014

Compartilhe!