Projeto de interiorização da Famurs tem objetivo de aproximar a entidade dos municípios e entender as demandas locais. Ao todo, 12 encontros serão realizados, abrangendo as 28 associações regionais

Com objetivo de aprofundar a integração da entidade com as prefeituras gaúchas, a Famurs segue percorrendo o Rio Grande do Sul com a “Missão Municipalista: valorizando a força interior do Rio Grande”. O sétimo encontro será realizado em Alegrete e irá reunir os gestores da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro), no dia 24 de janeiro. 

O encontro será realizado no Auditório do Sicredi Essência, localizado na Av. Assis Brasil, 1395, a partir das 8h30. O evento visa atualizar prefeitos, vice-prefeitos, secretários e técnicos municipais sobre pautas prioritárias elencadas pelos 13 municípios que compõe a regional. 

O projeto de interiorização da Famurs, promovido pela gestão do presidente Luciano Orsi, pretende atender as demandas das prefeituras, a partir de encontros que irão contemplar as 28 regionais, para identificar, estimular e disseminar a realização de projetos que contribuam para a qualificação e eficiência da gestão municipal, além dar visibilidade às práticas de sucesso e contribuir para o compartilhamento de boas experiências no âmbito estadual e nacional.

Conforme o presidente Orsi, a iniciativa tem por finalidade promover um amplo debate sobre as pautas municipalistas e identificar as demandas regionais, em articulação com as associações dos municípios. “Além de promover uma troca de conhecimento, é possível ouvir e compreender melhor quais são as dinâmicas regionais. O nosso objetivo ao promover a interiorização é auxiliar os gestores na construção de soluções, fomentar a implementação de políticas públicas que visam a qualidade de vida das comunidades, marcar a posição da Famurs a serviço dos municípios”, afirmou.

Para atender a demanda dos municípios da Amfro, a programação contará com um painel principal que irá tratar sobre a Lei da Faixa de Fronteira. A discussão será entorno da ampliação da faixa, que hoje é de 150 quilômetros, a fim de desobstruir o desenvolvimento regional, o crescimento econômico, a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida da população que vivem nas fronteiras entre Brasil, Argentina e Uruguai. 

Na parte da tarde, outro painel abordará a construção de barragens secas como alternativa para conter as cheias do Rio Uruguai. O modelo de reservatório tem sido a escolha de alguns gestores, como o caso da Prefeitura de Itatiba, na Região Metropolitana de Campinas (SP), para prevenir enchentes e ampliar a disponibilidade hídrica, seguindo uma tendência mundial na criação de parques alagáveis. Além de minimizar os efeitos das enchentes, protegendo patrimônio e vidas, a barragem seca também permite a drenagem e o controle dos níveis de água. 

Prefeitos, vice-prefeitos e secretários ainda terão espaço na programação para realizarem manifestações durante todos os painéis. O evento encerrará com a entrega das demandas prioritárias dos municípios locais, visando o apoio e articulação da Famurs.

Os gestores interessados poderão conferir a programação completa e realizar sua inscrição, de forma gratuita, através do site bit.ly/missaomunicipalista7


Serviço

Missão Municipalista #7 – Amfro

Quando: quarta-feira, 24 de janeiro

Horário: 8h30 às 15h30

Onde: Auditório do Sicredi Essência (Av. Assis Brasil, 1395 - Alegrete)

A Famurs realiza uma série de seminários pelo interior do Rio Grande do Sul, a fim de aproximar a entidade às prefeituras gaúchas. Batizado de Missão Municipalista, o roteiro prevê 12 encontros, contemplando as 28 regionais. Promovido em parceria com as associações dos municípios, o projeto recebe patrocínio de Banrisul, Badesul, BRDE, Aegea, Governança Brasil, Aprende Brasil e Sigemec, e é destinado para prefeitos, vice-prefeitos, secretários e técnicos municipais.

Informações da notícia

Data de publicação: 15/01/2024

Créditos: Ellen Renner