Evento inédito promovido pela Famurs em parceria com o governo federal trouxe para Capital gaúcha equipe técnica dos ministérios, bancos públicos e serviços federais para auxiliar municípios gaúchos

Em evento inédito no RS, mais de 3 mil pessoas prestigiaram a Caravana Federativa nos dias 19 e 20 de outubro. Realizado na Fiergs, em Porto Alegre,  mais de 5 mil atendimentos foram realizados às prefeituras gaúchas pelas equipes técnicas de mais de 30 ministérios, Caixa, Banco do Brasil, BNDES, Serpro, Correios, Polícia Rodoviária Federal, Equatorial e IBGE.

Essa iniciativa da Famurs em parceria com o governo federal, já é considerada como o maior evento da história da entidade, em número de participantes, atendimentos e prefeitos presentes. “Apesar do grande desafio, a Famurs conseguiu cumprir com a premissa do evento, de aproximar os entes federativos e atualizar os gestores municipais sobre recursos, programas e o andamento de demandas”, avaliou o presidente da Famurs e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi. 

“Estamos muito felizes com a intensa participação dos municípios gaúchos. É gratificante ouvir de tantos colegas, prefeitos e prefeitas, que estão voltando para os seus municípios com recursos garantidos, projetos adiantados e demandas solucionadas. É a prova de que quando somamos esforços conseguimos avançar. Essa parceria com o governo federal foi muito exitosa”, destacou Orsi.

O prefeito de Centenário, Genoir Marcos FLorek, aproveitou a Caravana Federativa e buscou solução para uma tragédia vivida no município na última semana, o incêndio em parte da frota de ônibus do transporte escolar. De acordo com o prefeito, o município conseguiu, junto ao Ministério da Educação (MEC) decretar estado de emergência e calamidade pública e ainda cadastrar no novo PAC o pedido de seis ônibus escolares para recompor a frota. 

O evento também teve como objetivo agilizar o andamento de processos e pedidos realizados pelos municípios. Um dos exemplos foi no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Conforme o coordenador-geral do Fundo Nacional, Pablo Wanzeller Pinheiro, teve alguns casos que chegaram a ser resolvidos na hora, com a liberação de recursos e dinheiro na conta da prefeitura em apenas 10 minutos. Outros atendimentos também foram resolvidos, como a consulta de saldo e situação da execução de recursos financeiros; consulta nas propostas da Portaria 8.886/23; sobre adesão no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN); situação dos municípios com pendências no recebimento de recursos do IGD do Bolsa Família, entre outros. 

A prefeita de Fortaleza dos Valos, Márcia Rossatto Fredi, também participou da Caravana Federativa e destacou o atendimento realizado pela equipe do Fundo Nacional de Desenvolvimento em Educação (FNDE), onde buscou informações sobre novas ações e demandas da pasta e acompanhar os processos do Plano de Ações Articuladas (PAR), em que o município tem projeto cadastrado. 

Conforme a assessora técnica do Ministério do Turismo (MTur), Cristiane Freitas, a maior busca na pasta foi referente ao encaminhamento de pagamento de recursos, especialmente em municípios castigados pelos eventos climáticos este ano. Outras dúvidas também foram sanadas sobre o edital do novo PAC, cadastro de projetos no Transferegov e a solicitação de capacitação de servidores municipais. 

Já no atendimento do Ministério dos Transportes (MT), os princípios atendimentos foram sobre demandas em rodovias federais, obras paralisadas, projetos e recursos disponíveis para execução de obras. Conforme a assessora técnica Luciana Buregio, o evento também oportunizou que gestores se atualizassem sobre o andamento de solicitações de projetos. 

Outro stand com grande volume de atendimento foi o do Ministério da Saúde (MS). No atendimento da Atenção Primária, a técnica Adriana Silva relatou que as maiores dúvidas sanadas foram a respeito do credenciamento no novo PAC; liberação do programa Mais Médicos; ampliação da estratégia de saúde bucal; e valores de financiamento. 

Os atendimentos foram prestados também pelos ministérios da Agricultura e Pecuária (MAPA); Cidades (MCid); Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Comunicações (MCom); Cultura (MinC); Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC); Direitos Humanos e Cidadania (MDHC); Esporte (ME); Fazenda (MF); Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGISP); Igualdade Racial (MIR); Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR); Justiça e Segurança Pública (MJSP); Minas e Energias (MME); Mulheres (MMulheres); Pesca e Aquicultura (MPesca); Planejamento e Orçamento (MPO); Portos e Aeroportos; Povos Indígenas (MPI); Previdência Social (MPS); Trabalho e Emprego (MTE); além da Advocacia-Geral da União (AGU); Controladoria-Geral da União (CGU); Gabinete de Segurança Institucional (GSI); Receita Federal; Secretaria de Comunicação Social; Secretaria de Relações Institucionais (SRI); e Secretária Geral da Presidência da República(SG/PR).

As prefeituras que estiveram presentes na Caravana Federativa edição Rio Grande do Sul realizaram diversos atendimentos, em diferentes ministérios, de acordo com as necessidades locais, dúvidas e demandas em andamento. Na próxima segunda-feira (23/10), o governo federal anunciará os números oficiais de municípios e atendimentos realizados em Porto Alegre. 

As fotos do evento estão disponíveis no Flickr da Famurs. Clique aqui e acesseO evento recebeu patrocínio da Caixa. 

A Cerimônia de Abertura e os painéis estão disponíveis na íntegra no canal do YouTube da Famurs. Clique aqui e acesse.

Informações da notícia

Data de publicação: 20/10/2023

Créditos: Ellen Renner

Créditos das Fotos: Igor Flamel