Evento visa fomentar adesão dos municípios ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e é promovido em parceria com a SAS/RS e Consea/RS

No dia 18 de outubro, o Auditório Alceu Collares vai receber o 1º Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional: a adesão dos municípios ao SISAN. O evento é uma promoção da Famurs em conjunto com a Secretária de Assistência Social do RS (SAS/RS), com o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas/RS) e com o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Sul (Consea/RS). 

O evento, que é gratuito, integra a Semana da Alimentação e tem por objetivo fomentar o debate junto aos municípios gaúchos sobre a adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, o SISAN. 

“No momento em que a insegurança alimentar afeta a vida de milhares de famílias, temos que construir estratégias para o fortalecimento de uma política pública que converse com as diferentes políticas, para podermos promover a produção e a distribuição de alimentos saudáveis, e de forma sustentável, para a população que mais precisa”, avalia o presidente da Famurs e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi. 

A realização do seminário vem ao encontro da Portaria MDS Nº 899, de 17 de julho de 2023, que estabeleceu que somente poderão solicitar adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) os entes federativos que tiverem realizado adesão ao SISAN, explica a assessora técnica de Assistência Social da Famurs, Elisete Ribeiro Lopes. Atualmente no RS, somente sete municípios aderiram ao sistema. 

O seminário também irá apresentar diagnóstico das Políticas e Infraestruturas Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional, através de dados de uma pesquisa realizada pela Famurs, pelo Coegemas/RS e pelo Departamento de Segurança Alimentar e Combate à Fome da SAS/RS, bem como experiências de implantação do SISAN e de equipamentos de segurança alimentar de municípios identificados na pesquisa. 

O evento é voltado para prefeitos, secretários de Assistência Social, Agricultura e Meio Ambiente, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), conselheiros e interessados no tema. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis em bit.ly/segurancaalimentarfamurs, junto com a programação. 


Serviço

1º Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional: a adesão dos municípios ao SISAN

Quando: 18 de outubro

Horário: 9h às 16h

Onde: Auditório Alceu Collares (Rua Marcílio Dias, 574 - Menino Deus, Porto Alegre)

Inscrições gratuitas: bit.ly/segurancaalimentarfamursv

Informações da notícia

Data de publicação: 03/10/2023

Créditos: Ellen Renner