A Casa Famurs fica localizada na Quadra 12, em frente ao Pavilhão Internacional, e ficará aberta para atendimento ao público de 26 de agosto a 3 de setembro, das 8h até às 18h

A Famurs estará presente na 46ª edição da Expointer, que acontece de 26 de agosto a 3 de setembro, em Esteio. Presente com sede própria há 14 anos, a fim de fortalecer a representatividade dos municípios na maior feira agropecuária ao ar livre da América Latina, a principal atividade promovida pela Famurs é a tradicional Assembleia Geral de Prefeitos, este ano marcada para o dia 30 de agosto, no Centro de Eventos Carlos Rivaci Sperotto, da Farsul.

A programação da Casa Famurs também contará, durante toda a semana, com encontros promovidos pelas áreas técnicas. Saúde, educação, gênero e receitas municipais serão algum dos temas contemplados na programação. “A ideia é aproveitar a forte de presença dos gestores municipais neste grande evento que é a Expointer e discutir pautas de interesse municipalista em diversas áreas, além daquelas voltadas para o setor da agricultura e do desenvolvimento rural”, explicou o presidente da Famurs e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi.

Agenda da Famurs na Expointer

Na segunda-feira (28/08), acontece a primeira reunião na Casa Famurs. Gestores da Fazenda irão se reunir, a partir das 9h, para discutir sobre o andamento da reforma tributária, as propostas de alteração que a Famurs apresentou aos senadores e os próximos passos da pauta. Além disso, será abordado o andamento do PLP 158/2022 (Integrados) e do PLP 98/2023 (Terceirizações) e quais os movimentos que deverão ser adotados pela entidade e pelos municípios. À tarde, a partir das 14h30, será a vez dos gestores da Saúde debater sobre o GCFA, o Grupo Condutor da Assistência Farmacêutica. Na pauta do encontro, a dificuldade dos municípios junto ao Sistema AME, do governo do Estado; a realização da 10ª edição Workshop Assistência Farmacêutica, que acontece nos dias 19 e 20 de outubro; além do financiamento da assistência farmacêutica. 

A programação de terça-feira (29/08) começa com o encontro dos dirigentes municipais de Educação da Undime/Conseme. Às 9h30, eles irão conversar sobre a municipalização da educação, com objetivo de buscar o entendimento dos municípios em relação ao tema, quanto a viabilidade, investimentos necessários e efetivação em regime de colaboração, quando essa for a opção de cada município. A partir da reunião, pretende-se ter um indicativo para debater e definir caminhos possíveis ao tema. Já às 14h30, o tema da reunião será turismo gaúcho. Na oportunidade, os gestores irão discutir as ações do Estado voltadas ao planejamento estratégico, a cadeia produtiva do turismo rural, e os avanços e desafios da cadeia produtiva do setor. 

A quarta-feira (30/08) está reservada para os principais eventos da Famurs na Expointer 2023. Às 9h, acontecerá a Assembleia Geral de Prefeitos, momento em que será realizada a prestação de contas e andamento das demandas. O encontro de prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e autoridades será realizado no Centro de Eventos Carlos Rivaci Sperotto, da Farsul, localizado no Pavilhão 36. À tarde, a partir das 14h, a área técnica de Gênero irá promover um encontro para prefeitas, vice-prefeitas, secretárias, vereadoras e primeiras-damas para abordar a multiplicidade de tarefas e habilidades interpessoais da mulher na carreira política. Já à noite, está marcado o tradicional Jantar de Prefeitos, às 20h, na Casa do Gaúcho. 

Na quinta-feira (31/08), a programação contará com o encontro dos gestores dos municípios sem acesso asfáltico. A partir das 9h30, a área técnica de Mobilidade e Trânsito vai promover a reunião para discutir a situação de cada município em relação ao andamento das obras e projetos. Já na parte da tarde, às 14h30, as áreas de Agricultura e Meio Ambiente da Famurs irão reunir os gestores para discutir programas, avanços e desafios do setor. No encontro, serão abordados temas como o Programa Poço Legal; os editais do Avançar no Agro; a reestruturação da Secretaria de Desenvolvimento Rural do RS; e as ações de fomento da Emater. 

As reuniões das áreas técnicas encerram na sexta-feira (1º/09) pela manhã, com encontro dos dirigentes municipais da Cultura. A partir das 9h30, eles irão discutir a institucionalização da Cultura por meio das políticas públicas. O encontro será promovido em parceria com o Codic/RS. 

A programação ainda contará com a abertura oficial da Casa Famurs, no sábado (26/08). A partir das 17h, convidados irão conhecer o novo posicionamento da Famurs Gestão 2023/2024. Criado pelo departamento de Comunicação e Marketing em parceria com a agência ZK Comunicação, Reputação e Carreira, do publicitário Zeca Honorato, o novo slogan “Valorizar cada município, fortalecer todos” simboliza a missão do presidente Luciano Orsi em construir uma gestão de portas abertas e cada vez mais próxima dos municípios gaúchos. Na abertura oficial, também acontecerá o lançamento da 6ª edição da Revista Famurs. O evento é voltado para autoridades, imprensa e parceiros. 

A Casa Famurs fica localizada na Quadra 12, em frente ao Pavilhão Internacional, e ficará aberta para atendimento ao público de 26 de agosto a 3 de setembro, das 8h até às 18h. As atividades da Casa Famurs recebem patrocínio do Badesul, BRDE, Governança Brasil e Caixa. Também recebe apoio do Banrisul e Planalto Transportes.

Informações da notícia

Data de publicação: 23/08/2023

Créditos: Ellen Renner