Municípios de todas as regiões do RS organizam atividades de conscientização da população em prol dos cuidados com o meio ambiente

A próxima segunda-feira (5/06) será marcada pelo 50º aniversário da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente. E durante os dias 1º e 5 de junho, quando é celebrada a Semana Nacional do Meio Ambiente, os municípios gaúchos promovem ações a atividades com objetivo de aumentar a conscientização em prol da proteção do meio ambiente.

Para reforçar a importância das ações e promover uma maior participação das comunidades, a Famurs disponibiliza abaixo as atividades e programações, ligadas à temática ambiental, promovidas pelas prefeituras gaúchas e secretarias municipais de Meio Ambiente.

Esta semana de conscientização foi criada, no Brasil, pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981 para promover a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do país.

 

  • ARAMBARÉ

O município vai realizar ações voltadas ao Meio Ambiente entre os dias 5 e 7 de junho, conforme a programação abaixo:

 



  • BAGÉ

O município vai realizar ações na Semana Integrada do Meio Ambiente entre os dias 1 e 7 de junho, conforme a programação abaixo:

 



  • CACHOEIRA DO SUL

O município vai realizar no dia 5 de junho, em parceria com o Lions Club Cachoeira do Sul, um Seminário de Meio Ambiente, com o lançamento do Prêmio Melvin Jones e da Campanha Cubra Cachoeira de Verde. No dia 9 de junho acontecerá uma limpeza nas margens do Rio Jacuí com vários parceiros e no dia 28 de junho acontece a distribuição de mais de mil mudas de árvores nativas do Projeto Cubra Cachoeira de Verde. Durante o mês, ainda serão realizadas diversas palestras nas Escolas Municipais.


  • CACHOEIRINHA

Para as festividades em alusão à Semana do Meio Ambiente, o município organizou diversas atividades durante o mês de junho, conforme a programação abaixo:



 

  • CERRO LARGO

A programação do município para a Semana do Meio Ambiente acontece de 2 a 3 de junho, conforme a programação abaixo:

 


  • CHUÍ

O município vai realizar ações voltadas ao Meio Ambiente entre os dias 5 e 7 de junho, conforme a programação abaixo:



 

  • DOIS IRMÃOS DAS MISSÕES

O município vai realizar durante a Semana do Meio Ambiente a distribuição gratuita de mudas de árvores nativas na Rótula Central, Escolas Municipais e Estadual, além da distribuição de folders e a realização de palestras educacionais, especialmente nas escolas. O município de Dois Irmãos também está promovendo a Campanha de Coleta de Vidros.

 

  • ESTRELA

A Semana Municipal do Meio Ambiente de Estrela iniciou no dia 29 de maio e se encerra no dia 3 de junho. A programação é diversificada, com a realização de workshops, visitações, plantio de mudas e feirinha sustentável.


  • JAGUARI
A programação do município para a Semana do Meio Ambiente acontece de 1º a 6 de junho, conforme a programação abaixo:



  • LAJEADO

A programação do município para a Semana do Meio Ambiente acontece de 1º a 6 de junho, conforme a programação abaixo:

 


  • MAÇAMBARÁ

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente o Departamento Municipal de Meio Ambiente, juntamente com o 
Conselho Municipal de Meio Ambiente, sendo organizada da seguinte forma:

  • MANOEL VIANA

Em alusão à data, o município promove o II Seminário Municipal do Meio Ambiente, nos dias 1 e 2 de junho, com o tema “Boas Práticas em Meio Ambiente na Agricultura”, conforme a programação abaixo:


 


  • MORRO REDONDO

A programação do município para a Semana do Meio Ambiente acontece de 31 de maio a 6 de junho, conforme a programação abaixo:

 


  • MOSTARDAS

O município vai realizar ações voltadas ao Meio Ambiente entre os dias 5 e 7 de junho, conforme a programação abaixo:

 




  • MUITOS CAPÕES
A programação do município para a Semana do Meio Ambiente acontecem durante o mês de junho, conforme a programação abaixo:





  • NOVA PÁDUA

As atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente integram o Projeto Educação Ambiental. As atividades propostas, que acontecem em diversas datas nos meses de maio e junho, são de visitas técnicas guiadas e trilha no Parque Natural São Francisco de Assis; visita técnica guiada à barragem e casa de força, na Companhia Energética Rio das Antas; visita técnica guiada à estação de transbordo e reciclagem de resíduos sólidos, na Associação dos Recicladores Amigos de Flores da Cunha; ações de recolhimento de lixo ao longo da estrada municipal.

 

  • PALMARES DO SUL

Em alusão à data, o município promove duas semanas de atividade na Semana Municipal do Meio Ambiente, de 29 de maio a 12 de junho, conforme a programação abaixo:



  • PEDRO OSÓRIO
A programação do município para a Semana do Meio Ambiente acontece de 5 a 7 de junho, conforme a programação abaixo: 




  • POUSO NOVO

O município promove uma programação especial, em alusão à Semana do Meio Ambiente 1º a 7 de junho, conforme a programação abaixo:

 



  • RESTINGA SÊCA

A programação do município em alusão à Semana do Meio Ambiente acontece no dia 13 junho, com o 4º Seminário Meio Ambiente, com a seguinte programação:

 


  • SÃO SEPÉ

A programação do município para a Semana do Meio Ambiente acontece de 29 de maio a 7 de junho e tem como tema “Soluções para a poluição plástica”, conforme a programação abaixo:

 



  • TAPEJARA

A programação do município para a Semana do Meio Ambiente acontece no dia 1º de junho, conforme a programação abaixo:


  • VERA CRUZ
 O Departamento de Meio Ambiente realiza no próximo dia 15 de junho a Gincana Ambiental 2023. Essa é a 6ª edição do evento, que vai ocorrer no Clube Esportivo e Cultural Vera Cruz, a partir das 8h30. O intuito é conscientizar os alunos de 6° a 9° ano do Ensino Fundamental sobre questões ambientais como: preservação do meio ambiente, separação correta dos resíduos, consumo consciente, relevância da reciclagem, importância da fauna e flora, impactos ambientais, entre outros. 





  • VILA FLORES

Em alusão à data, o município promove o II Seminário Municipal do Meio Ambiente, nos dias 1 e 2 de junho, com o tema “Boas Práticas em Meio Ambiente na Agricultura”, conforme a programação abaixo:

 

 

 

Informações da notícia

Data de publicação: 01/06/2023

Créditos: Ellen Renner