Palestrante convidado, Paulinho Salerno apresentou o projeto Jogue Limpo com Restinga, que implantou o serviço de de coleta seletiva da Prefeitura de Restinga Sêca

O presidente da Famurs, Paulinho Salerno, foi convidado da primeira edição do evento Líderes Sustentáveis, que abordou o tema "ESG e Sustentabilidade - Ações que geram transformação", nesta terça-feira, dia 21/03, em Gramado. O prefeito de Restinga Sêca apresentou a experiência de implantação da coleta seletiva no município. A iniciativa atende ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 proposto pela ONU de promover cidades e comunidades sustentáveis. 

De acordo com o presidente Salerno, a gestão de resíduos é uma das ações prioritárias de Restinga Sêca para reduzir o impacto ambiental per capita do município e atender ao compromisso global da Agenda 2030. O serviço de coleta seletiva foi implantado em 2018 para solucionar o problema do descarte indevido de materiais, beneficia 15 famílias diretamente no trabalho da coleta seletiva e registra uma média de 34,2 toneladas de recicláveis recolhidos ao mês, como se todos os meses um boeing 737 todo mês pousasse na central de triagem do município. 

“A coleta seletiva no município partiu de um amplo trabalho de conscientização na rede de ensino, evoluindo a cada nova etapa, como a entrega de sacos para coleta seletiva de lixo a todas as casas de Restinga Sêca e a aquisição de um novo caminhão para a coleta. A novidade é a moeda ecocash, moeda social, que vai incentivar, através de uma compensação, ainda que pequena, a destinação correta do resíduo orgânico. Assim estamos construindo uma cidade sustentável, promovendo a conscientização, a economia circular, a responsabilidade coletiva e a qualidade de vida das pessoas”, destacou o presidente Salerno.

Salerno também apresentou o programa educacional pioneiro de reciclagem correta dos resíduos sólidos desenvolvida no município, o Recicle Bem, Faça o Bem, estimulando o processo de reciclagem e separação de embalagens que antes virariam lixo. Nas escolas do município foram instaladas máquinas coletoras, uma espécie de ecoponto, onde cada embalagem inserida corretamente produz uma pontuação e todas as informações podem ser acompanhadas pelo aluno através de um aplicativo exclusivo do programa. Dessa forma, os alunos acumulam pontos e trocam por brindes. A primeira recompensa é um kit de uniforme escolar sustentável, fabricado com tecidos de fio de PET reciclado.

O projeto de reciclagem implantado em Restinga Sêca também impacta em outros ODS contribuindo para educação de qualidade (ODS 4), água potável e saneamento (ODS 6), e até como uma ação contra a mudança global do clima (ODS 13). No Brasil, são poucos os municípios que contam com o serviço de maneira funcional. Os números atuais, segundo os dados do SNIS (Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento), apenas 2,1% do resíduo coletado é reciclado pelas cidades, ainda que a Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, obrigue a existência da coleta seletiva e da reciclagem de lixo nos municípios.

Cerimônia de Abertura - A organizadora do evento, Ellis Chaves, destacou que o propósito é despertar nas lideranças de todos os setores o entendimento da importância de temas atuais como Sustentabilidade e ESG (ambiental, social e governança). "Muitos relacionam ESG à tendência, mas eu vejo o tema como uma necessidade. Vai sair na frente nos negócios, aqueles que se conscientizarem sobre isso e passarem a aplicar essas práticas na sua gestão", pontuou. O serviço de coleta seletiva de Restinga Sêca foi implantado em 2018 para solucionar o problema do descarte indevido de materiais, beneficia 15 famílias diretamente no trabalho da coleta seletiva e registra uma média de 40 toneladas de recicláveis recolhidos ao mês.

O secretário de Inovação de Gramado, Ike Koetz, afirmou que o evento com foco em sustentabilidade representa um momento de tirar do papel ações que vão mudar a nossa cidade. “Gramado está olhando o futuro, planejando ações de sustentabilidade para ser um lugar melhor para a nossa comunidade”, destacou. O vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, elogiou a iniciativa de reunir lideranças dispostas a transmitir as suas experiências sobre o tema da sustentabilidade. “Nossa região tem esse foco e necessidade de trabalhar esse tema para impulsionar o turismo, e acredito que os jovens líderes têm a prerrogativa de colocar essas políticas em prática”, declarou. 

Informações da notícia

Data de publicação: 21/03/2023

Créditos: Janis Morais

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti