O presidente da Famurs, Paulinho Salerno, assinou o termo de adesão, que corrobora o compromisso da entidade com o desenvolvimento sustentável nas gestões locais.

A Famurs reforçou o seu compromisso com a promoção do desenvolvimento sustentável, formalizando a sua participação institucional junto ao núcleo do Rio Grande do Sul do Movimento Nacional dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O presidente da Famurs, Paulinho Salerno, assinou o termo de adesão, nesta quinta-feira, dia 16/03.

A entidade atendeu ao convite dos representantes gaúchos do Movimento Nacional dos ODS. De acordo com o coordenador-geral, John Wurdig, a participação dos municípios é fundamental para fomentar as políticas públicas, buscando inserir os ODS dentro do planejamento estratégico das gestões municipais. “A ideia é disseminar os 17 ODS, e também criar uma coordenadoria de políticas públicas para promover e monitorar as ações desenvolvidas pelas gestões locais”, destacou. 

Ao tornar-se signatária, a Famurs passa a integrar o movimento nacional, reconhecido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com direito a representação nos eventos, reuniões, na assembleia-geral, e também passa a ter a licença de uso do Selo do Movimento Nacional ODS, que identifica as entidades comprometidas em disseminar os desafios da Agenda 2030.

“Participar deste movimento é mais um passo da entidade para chamar a atenção para os 17 ODS. Os prefeitos precisam se apropriar dessa agenda global e dos compromissos, metas e prazos que são de todos. O municipalismo está cada vez mais engajado em promover ações para reduzir a fome e a pobreza, minimizar os efeitos das mudanças climáticas e garantir a igualdade e a qualidade de vida às pessoas”, destacou o presidente Salerno.

A assessora técnica da área de Meio Ambiente da Famurs, Marion Heinrich, e a coordenadora de comunicação do Movimento Nacional dos ODS-RS, Rossana Parizotto, também participaram da reunião e ato de assinatura da adesão da Famurs. 

Informações da notícia

Data de publicação: 16/03/2023

Créditos: Janis Morais

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti