Implantada em 2018, a coleta seletiva no município partiu de um amplo trabalho de conscientização na rede de ensino, consolidado com o projeto Recicle Bem, Faça o Bem

Um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU é promover cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11). Em Restinga Sêca, a gestão de resíduos é uma das ações prioritárias para reduzir o impacto ambiental per capita do município e atender ao compromisso global da Agenda 2030. Essa experiência da implantação da coleta seletiva foi apresentada pelo prefeito e presidente da Famurs, Paulinho Salerno, na programação principal desta sexta-feira, dia 25/11, do Smart Cities Park, em Nova Petrópolis.


O serviço de coleta seletiva de Restinga Sêca é fruto de um projeto conjunto da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Secretaria de Obras, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e da Associação Força no Braço. Implantado em 2018 para solucionar o problema do descarte indevido de materiais, beneficia 15 famílias diretamente no trabalho da coleta seletiva e registra uma média de 40 toneladas de recicláveis recolhidos ao mês.

 

Salerno também apresentou o programa educacional pioneiro de reciclagem correta dos resíduos sólidos desenvolvida no município, o Recicle Bem, Faça o Bem, estimulando o processo de reciclagem e separação de embalagens que antes virariam lixo. Nas escolas do município foram instaladas máquinas coletoras, uma espécie de ecoponto, onde cada embalagem inserida corretamente produz uma pontuação e todas as informações podem ser acompanhadas pelo aluno através de um aplicativo exclusivo do programa. Dessa forma, os alunos acumulam pontos e trocam por brindes. A primeira recompensa é um kit de uniforme escolar sustentável, fabricado com tecidos de fio de PET reciclado.


“A coleta seletiva no município partiu de um amplo trabalho de conscientização na rede de ensino, evoluindo a cada nova etapa, como a entrega de sacos para coleta seletiva de lixo a todas as casas de Restinga Sêca e a aquisição de um novo caminhão para a coleta. Assim estamos construindo uma cidade sustentável, promovendo a conscientização da comunidade, a responsabilidade coletiva e a qualidade de vida das pessoas”, destacou o presidente Salerno.

 . 

O projeto de reciclagem implantado em Restinga Sêca também impacta em outros ODS contribuindo para educação de qualidade (ODS 4), água potável e saneamento (ODS 6), e até como uma ação contra a mudança global do clima (ODS 13).


No Brasil, são poucos os municípios que contam com o serviço de maneira funcional. Os números atuais, segundo os dados do SNIS (Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento), apenas 2,1% do resíduo coletado é reciclado pelas cidades, ainda que a Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, obrigue a existência da coleta seletiva e da reciclagem de lixo nos municípios.

Informações da notícia

Data de publicação: 25/11/2022

Créditos: Janis Morais

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti