Gestores debateram temas como os avanços na gestão ambiental e soluções para as atividades de irrigação, aquicultura e estratégias agronômicas para mitigação da estiagem.

A Famurs realizou nesta quinta-feira (05/5), direto da Fenajosa em Santa Rosa, mais uma edição do Fórum dos Gestores Municipais de Agricultura e Meio Ambiente. O presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, recebeu a secretária de Meio Ambiente do RS, Marjorie Kauffmann e o Secretário de Agricultura do RS, Domingos Velho Lopes. Durante a reunião, os gestores debateram temas como os avanços na gestão ambiental e soluções para as atividades de irrigação, aquicultura e estratégias agronômicas para mitigação da estiagem.

Durante o encontro que reuniu dezenas de prefeitos, o secretário Domingos anunciou as conclusões de grupo de trabalho técnico criado para tratar de reservação de água, destacando o entendimento de que poderão ser abertos novos reservatórios de água em áreas de APP consideradas consolidadas.

As conclusões, aprovadas por unanimidade e em conjunto com o Ministério Público, serão ratificadas pelo Consema.  Em sua manifestação, o secretário afirmou também que para a perfuração dos poços e construção de Cisternas será efetuado um convênio de repasse de recurso direto ao município para realização das obras. Demanda esta que foi encaminhada pela Famurs e atendida pelo governo do Estado. 

A Famurs ressalta que propôs no Conselho Estadual do Meio Ambiente a ampliação da competência municipal para o licenciamento das atividades de irrigação e a inclusão dos reservatórios de água na lista de atividades de baixo impacto ambiental da Resolução Consema 314, mediante a definição de alguns critérios.

Para o presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, foi a oportunidade de aproximar o governo do estado e esclarecer dúvidas de prefeitos, secretários e gestores. "Nossa gestão possui a marca de estar presente. Foi um encontro muito importante. Nos últimos meses reunimos todas as entidades do agro para buscar soluções mais rápidas. E este encontro proporcionou uma forte aproximação do governo do estado com secretários responsáveis pelas pastas de agricultura e meio-ambiente", ressaltou o presidente Eduardo Bonotto.

O encontro reuniu diversas lideranças como o deputado estadual Ernani Polo, o prefeito de Santa Rosa, Anderson Mattei, o presidente da Amufron, Jones da Cunha, o presidente da Fenajosa, Elias Dallalba, o presidente da Emater, Edmilson Pelizari, os coordenadores e assessores técnicos da área de meio-ambiente e agricultura da Famurs, Mario Nascimento, Marion Heinrich, Ismael Felipe Horbach e Darlan Santos.

Informações da notícia

Data de publicação: 05/05/2022

Créditos: Voltaire Santos

Créditos das Fotos: Voltaire Santos

Compartilhe!