Na tarde desta quinta-feira (14/2), o Ibama apresentou para o superintendente técnico e institucional da Famurs, Luiz Gustavo de Souza, e para equipe técnica de Meio Ambiente uma plataforma de Ensino a Distância (EaD) inaugurada pelo Instituto.

Na tarde desta quinta-feira (14/2), o Ibama apresentou para o superintendente técnico e institucional da Famurs, Luiz Gustavo de Souza, e para equipe técnica de Meio Ambiente uma plataforma de Ensino a Distância (EaD) inaugurada pelo Instituto. A medida tem o objetivo de capacitar empreendedores, responsáveis técnicos e servidores de órgãos ambientais a operar o Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor).

Através da plataforma, que poderá ser acessada por computadores ou smartphones, os usuários terão à disposição materiais didáticos em formato PDF e em videoaulas, além de uma biblioteca virtual com materiais auxiliares, manuais e documentos necessários à operação do sistema. Segundo o Ibama, todo conteúdo foi elaborado com recursos do Global Environment Facility (GEF), fundo criado durante a Conferência das Nações Unidas Rio 92 e administrado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O uso da plataforma e inscrições nos cursos são gratuitos e ao concluir a capacitação os usuários receberão certificado de participação emitido pelo Ibama.

De acordo com o superintendente da Famurs, a ferramenta disponibilizada pelo Ibama irá auxiliar todos os municípios gaúchos, uma vez que as informações acerca do sistema estarão disponíveis a qualquer momento e de forma gratuita. “A iniciativa do Ibama é muito válida, pois vem ao encontro da necessidade dos municípios em saber operar o Sinaflor, além da facilidade no acesso as informações”, aponta Luiz Gustavo.

Estiveram presentes na reunião as representantes da área técnicas de Meio Ambiente da Famurs, Marion Heinrich e Ana Amélia Schreinert; a superintendente do Ibama no RS, Cláudia Pereira da Costa; o diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas, Joao Pessoa Riograndense Moreira Junior; o coordenador-geral de Monitoramento do Uso da Biodiversidade e Comércio Exterior, André Sócrates de Almeida Teixeira; e representando a Fepam, Daiane Andriollo.

Acesse a plataformaaqui.

Informações da notícia

Data de publicação: 15/02/2019

Compartilhe!