Em homenagem a Semana Nacional do Meio Ambiente, que vai de 1º a 5 de junho, a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) estará disponibilizando em seu portal as atividades e programações, ligadas à temática ambiental que s...

Em homenagem a Semana Nacional do Meio Ambiente, que vai de 1º a 5 de junho, a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) estará disponibilizando em seu portal as atividades e programações, ligadas à temática ambiental que serão realizadas pelos municípios gaúchos.

De acordo com o presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, é preciso conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistema. “Precisamos refletir e criar uma postura crítica e ativa aos problemas ambientais existentes no planeta, e sobretudo, em nosso município”, concluiu.

Esta semana de conscientização foi criada, no Brasil, pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981 com a finalidade de promover a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.

Confira a programação dos municípios:

Alegrete

A Semana do Meio Ambiente que tem como tema “Cidades e Mudanças Climáticas”, acontecerá de 4 a 9 de junho e tem uma intensa programação que contempla palestras, debates, plantio de árvores, coleta de eletrônicos e passeio ciclístico.

Confira a programação completa:Semana do Meio Ambiente 2018 – Alegrete

Arambaré

A prefeitura de Arambaré promoverá vários eventos, de 4 a 8 de junho, em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Com o tema “Preservando a diversidade do nosso município” as ações programadas pela secretaria do Meio Ambiente (SMA) terão palestras, apresentações culturais, oficinas e filmes estão entre as atrações.

Confira a programação completa:Semana do Meio Ambiente 2018 – Arambaré

Caxias do Sul

Entre os dias 4 e 9 de junho, a prefeitura de Caxias do Sul irá realizar diversas ações em comemoração à Semana do Meio Ambiente. A programação conta com um mini-curso sobre posse responsável, contação de histórias e workshops com os temos “Bem-Estar Animal em Equinos”, “Animais Silvestres Ex-Situ: uma realidade” e “Bem-Estar do Gado Leiteiro”.

Confira a programação completa:Semana do Meio Ambiente 2018 – Caxias do Sul

Esteio

A Semana do Meio Ambiente este ano terá como tema “Preservar o Futuro, Cuidando do Presente”. As atividades, que vão de 4 a 8 de junho, incluem apresentações de teatro, cinema, exposições, palestras, jogos, oficinas e doações de ração para cachorros.

Confira a programação completa:Semana do Meio Ambiente 2018 – Esteio

Estrela

O município de Estrela está programando uma série de atividades em alusão à Semana do Meio Ambiente. Os eventos serão realizados de 5 a 9 de junho e contarão com uma extensa programação que contemplará atividades como o Dia “D” – Descarte de lâmpadas e materiais eletrônicos pós consumo.

Confira a programação completa:Semana do Meio Ambiente 2018 – Estrela

Gravataí

A prefeitura de Gravataí comemorará nos dias 6 e 7 de junho a Semana do Meio Ambiente. As ações contarão com distribuição de mudas nativas da região, oficinas e palestras.

Confira a programação completa:Semana do Meio Ambiente 2018 – Gravataí

Imbé

A Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Agricultura (SEMMAPA) realizará diversas atividades da Semana de Meio Ambiente de Imbé, que ocorrerá de 4 a 9 de junho. As ações envolverão as escolas da rede municipal com sessões de cinema do Projeto Ecologia 3D, visitas ao Museu De Ciências Naturais (MUCIN) do Ceclimar.

Confira a programação completa:Semana de Meio Ambiente  2018 –  Imbé

Ivoti

A Semana do Meio Ambiente do município de Ivoti mobilizará a comunidade de 4 a 10 de junho. As atividades incluem a oficina de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), o seminário de Educação Ambiental, além de visitas técnicas a propriedades rurais do município.

Confira a programação completa:Semana do Meio Ambiente 2018 –  Ivoti

Morro Reuber

A prefeitura de Morro Reuber comemorará a Semana do Meio Ambiente, de 4 a 8 de junho, com uma ampla programação. Entre as ações estão a arborização urbana, na Rua Jorge Schneider, palestra sobre produção e alimentação sustentável promovida pela Emater para a rede municipal de ensino e muito mais.

Confira a programação completa:Semana do Meio Ambiente 2018 – Morro Reuter

Mostardas

A Semana do Meio Ambiente ocorrerá de 4 a 8 de junho no município de Mostardas. Com o tema “Cultura e Meio Ambiente: nossas raízes, nossas riquezas”, o cronograma traz uma série de atividades como a palestra “Lixo e resíduos sólidos, problemas e soluções”, oficinas de receitas caseiras para controle de pragas em hortas e pomares domésticos e muito mais.

Confira a programação completa:Semana do Meio Ambiente 2018 – Mostardas

Muitos Capões

A Semana do Meio Ambiente do município de Muitos Capões, acontecerá de 4 a 8 de junho. Entre as ações que serão realizadas terá um ato de conscientização ambiental na prefeitura, onde serão expostas pequenas ideias que constituem ações ambientais que podem ser reproduzidas pelas pessoas em suas residências, assim como a distribuição de mudas nativas.

Confira a programação completa:Semana do Meio Ambiente 2018 – Muitos Capões

Não-Me-Toque

O município de Não-Me-Toque traz uma série de atividades durante o mês de junho em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Entre as ações a palestra “Questões Ambientais de Não-Me-Toque”, o espetáculo municipal “A Natureza é Show”, recolhimento de resíduos eletrônicos, além do lançamento da campanha de Educação Ambiental “Arboriza Não-Me-Toque”.

Confira a programação completa:Semana do Meio Ambiente 2018 –  Não-Me-Toque

Nova Bréscia

O município de Nova Bréscia realizará durante a Semana do Meio Ambiente, que acontecerá nos dias 5 e 6 de junho, a coleta de lixo eletrônico em todo o município, incluindo lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias.

Confira a programação completa:Semana do Meio Ambiente 2018 –  Nova Bréscia

Paraí

Entre os dias 4 e 11 de junho, o município de Paraí estará realizando a Semana do Meio Ambiente, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). Serão realizadas diversas ações, como mateada, distribuição de flores, coleta de lixo eletrônico e muito mais.

Confira a programação completa:Semana do Meio Ambiente 2018 – Paraí

Pinheiro Machado

A prefeitura de Pinheiro Machado realiza atividades alusivas a Semana do Meio Ambiente entre os dias 4 e 8 de junho. A programação conta com o curso “Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCs), palestras com os temas “Água Virtual” e “Arborização em propriedades rurais”, visitação das escolas da zona urbana ao galpão de triagem e reciclagem da Associação Pinheirense de Trabalhadores com Recicláveis “Reciclando para Viver” e muito mais.

Confira a programação completa:Semana do Meio Ambiente 2018 – Pinheiro Machado

Portão

A prefeitura de Portão estará promovendo, nos dias 4 e 5 de junho, diversas ações durante a Semana do Meio Ambiente. Na programação estão seminários interescolares, confecção de sabão com óleo de cozinha usado, coleta de eletroeletrônicos, plantios de árvores nativas e muito mais.

Confira a programação completa:Semana do Meio Ambiente 2018 –  Portão

Protásio Alves

Nos dias 5 e 6 de junho, a secretaria de Meio Ambiente estará promovendo palestras nas escolas estadual e municipal, conscientizando sobre coleta, reciclagem de lixo e os cuidados com o meio ambiente.

Confira a programação completa:Semana do Meio Ambiente 2018 – Protásio Alves

Santiago

De 4 a 8 de junho a secretaria de Meio Ambiente de Santiago promoverá a Semana de Ações Ambientais. A programação começa com a reinauguração da Sala Verde, no Horto Florestal, mas terá também contação de histórias, a mostra de educação ambiental e práticas sustentáveis.

Confira a programação completa:Semana do Meio Ambiente 2018 – Santiago

Sapiranga

O mês de junho começa com conscientização em Sapiranga, que traz na programação da Semana do Meio Ambiente, um circuito ambiental, palestras, hora do conto e plantio de árvores. A semana comemorativa começa no dia 5 de junho e se encerra dia 9 de junho.

Confira a programação completa:Semana do Meio Ambiente 2018 – Sapiranga

Sarandi

A prefeitura de Sarandi, através da secretaria de Meio Ambiente, preparou várias atividades para marcar a Semana do Meio Ambiente, que acontece de 29 de maio a 7 de junho. No total serão três palestras distintas que ocorrerão no salão de atos da UPF Sarandi e uma trilha ecológica.

Confira a programação completa:Semana do Meio Ambiente 2018 – Sarandi

Informações da notícia

Data de publicação: 30/05/2018