A Famurs começa a trabalhar na elaboração de critérios que selecionem cidades a receberem suco de uva natural para a merenda escolar.

A Famurs começa a trabalhar na elaboração de critérios que selecionem cidades a receberem suco de uva natural para a merenda escolar. O produto está sendo disponibilizado para doação pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e precisa de um plano de distribuição, por isso, representantes da entidade estiveram reunidos nesta terça-feira, 18 de junho, com o presidente da Famurs, Ary Vanazzi, coordenadora da Educação da Famurs, Márcia Mainardi e o assessor técnico de Agricultura Ismael Horbach. São 2 milhões de litros de suco de uva produzido na serra gaúcha, que deverão chegar às escolas de cidades com número de habitantes menor de 10 mil, priorizando regiões de menor poder aquisitivo, para prefeituras que estejam cadastradas no SUAS-CADSUAS.

Até o dia 24 os critérios devem estar concluídos. O presidente da Famurs explica que a doação deverá ser feita para a Secretaria Municipal de Educação ou Assistência Social. "Vamos procurar beneficiar municípios mais distantes do centro do estado e mais carentes", adianta o presidente.

A Conab é o braço operacional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o suco de uva é disponibilizado por meio do Programa de Aquisição de Alimentos. Segundo o superintendente da Conab, Glauto Lisboa Melo Júnior a Companhia conta com 5.200 empregados no Brasil e está presente em 71 cidades. Em 10 anos o orçamento disponibilizado foi de R$ 40 milhões para atuais R$ 2 bilhões. Pelo menos 20% dos 5,5 milhões de litros de suco integral e orgânico já foram escoados. O produto foi adquirido junto a 5 cooperativas e o que falta no momento é a distribuição.

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 18/06/2013