A capacitação para 23 municípios pilotos é promovida pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). Ação faz parte da campanha conjunta Famurs e SES #XôMosquito Verão sem Dengue.

Equipes de saúde de 23 municípios gaúchos recebem durante toda a semana, entre os dias 7 a 11/11, treinamento para o uso de uma nova tecnologia de combate à dengue. Promovida pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), dentro da campanha conjunta Famurs e SES #XôMosquito Verão sem Dengue, a capacitação dos profissionais contará com aulas teóricas, realizadas no auditório da Famurs e aulas práticas, ministradas por especialistas do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

A nova estratégia de detecção e monitoramento de mosquitos Aedes aegypti, causador de dengue e outras doenças, denomina-se ovitrampas (armadilhas para ovos). Os dispositivos monitoram a presença do inseto, com uso de levedo de cerveja para atrair a fêmea do mosquito. Elas serão utilizadas para mapear as áreas de maior risco e intensificar demais ações de prevenção nesses lugares.

“Precisamos avançar em novas alternativas para combater o crescimento de casos de dengue no RS. Hoje estamos dando início na capacitação dos técnicos que atuam diretamente na rede municipal de alguns municípios e com isso pretendemos avançar e afastar a dengue do território gaúcho”, ressaltou o coordenador da área técnica da Saúde da Famurs, Paulo Azeredo.

Na mesa de abertura, que contou com a presença da secretária de Estado da Saúde, Arita Bergmann, o coordenador-geral da Famurs, Ademir Baretta, destacou a importância da atuação conjunta dos entes federados. “O que pode diferenciar os homens públicos são as atribuições, porque a responsabilidade é a mesma pelo controle, capacitação e enfrentamento da dengue. Contem sempre com a parceria incansável da Famurs”, afirmou.

As equipes de saúde dos municípios de Bento Gonçalves, Campo Bom, Estância Velha, Farroupilha, Igrejinha, Jaboticaba, Lajeado, Lindolfo Collor, Montenegro, Nova Hartz, Nova Petrópolis, Nova Santa Rita, Parobé, Rondinha, Santo Ângelo, São Marcos, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Três Coroas, Triunfo, Tucunduva, Vacaria e Venâncio Aires, além de servidores do Cevs e das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) participam da capacitação. Após implementação nesses locais, os demais municípios poderão aderir ao monitoramento, mediante condições técnicas e treinamento das equipes.



Informações da notícia

Data de publicação: 06/11/2022

Créditos: Janis Morais

Créditos das Fotos: Voltaire Santos