Campanha #XôMosquito visa conscientizar cidadãos e estudantes, especialmente durante o verão, sobre ações para combater e eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue

Conforme a base de dados da Secretária de Saúde do RS (SES), até hoje, já foram registrados 61.499 casos de contaminação por dengue, registrados em 453 munícios gaúchos. O RS também contabiliza 66 óbitos causados pela doença. O número se torna mais alarmante se comparado a anos anteriores: em 2021 foram 10.591 casos confirmados, em 2020, apenas 3.634 casos.

E com a chegada do verão, período em que a proliferação do mosquito Aedes aegypti é ainda maior, devido o tempo quente e constância de chuvas, os cuidados para combater e eliminar possíveis criadouros do mosquito precisam ser redobrados. Preocupados com o atual cenário, a Famurs e a SES lançaram oficialmente nesta segunda-feira (12/9) a campanha #XôMosquito Verão sem Dengue.

O objetivo da ação é conscientizar a população sobre cuidados, sintomas e ações que podem ser adotadas diariamente para eliminar o mosquito da dengue. Uma série publicações serão realizadas ao longo do mês nas redes sociais da Federação, alertando sobre ações que evitam a proliferação do mosquito.

A secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, ressaltou que a dengue é uma doença grave, que leva, inclusive, pessoas ao óbito. “Para evitarmos a dengue, precisamos eliminar o mosquito Aedes aegypti. Esse é um compromisso que envolve as forças vivas da comunidade, envolve os gestores municipais e precisa ter a soma de esforços da comunidade para eliminar os focos”, enfatizou.

Conforme Arita, a campanha, integrando o Estado e a Famurs, pretende fazem um amplo trabalho não só de mobilização, mas de informações e orientação para a rede de educação, mostrando que o compromisso de cada um vai somar resultados em prol da prevenção e do cuidado com a saúde.

A campanha também servirá de base para atividades e projetos que serão desenvolvidos com alunos de escolas estaduais, municipais e privadas. Materiais de apoio, como checklist, cartazes bingo ilustrado e videoaula serão disponibilizados para fomentar as ações de controle da dengue.

“É muito importante trabalhar a conscientização desde cedo com nossas crianças e jovens.  Assim criamos cidadãos preocupados em melhorar a qualidade de vida da nossa comunidade. São pequenas ações, de apenas dez minutos por semana, que irão fazer a diferença não apenas nas nossas casas, mas em todo o bairro, em todo o município”, afirmou o presidente da Famurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno.

“Vamos encarar de frente e preparar nosso próximo verão com cuidado necessário para proteção da saúde das nossas comunidades”, declarou Arita.

Informações da notícia

Data de publicação: 13/09/2022

Créditos: Ellen Renner