Pantheon Municipalista integra programação do bicentenário de Anita Garibaldi e será instalado no município de Guaíba a partir do dia 16 de setembro.

Pela primeira vez na história, as 497 bandeiras dos municípios do Rio Grande do Sul estarão juntas. O “encontro”, batizado de Pantheon Municipalista, será realizado em setembro no município de Guaíba, como parte das comemorações dos 200 anos de Anita Garibaldi. A iniciativa é da Comissão Organizadora do Bicentenário de Anita Garibaldi, formada a partir do decreto estadual nº 55.756, de 09 de fevereiro de 2021, que instituiu 2021 como o Ano de Anita

As bandeiras serão colocadas em uma estrutura que será montada em frente ao antigo Mercado Público de Guaíba, próximo ao terminal hidroviário do Catamarã. Com seis degraus e dividida em 16 módulos, a estrutura terá instalados 497 mastros de sustentação das bandeiras. A celebração, que também faz parte dos Festejos Farroupilhas, terá seu ponto alto no dia 16 de setembro, dia do aniversário do único filho gaúcho de Anita, Menotti Garibaldi, nascido no município de Mostardas em 1840. O Pantheon Municipalista permanecerá no local até o fim de setembro. 

Municípios tem até 3 de setembro para enviar suas bandeiras

A solicitação das bandeiras para todas as prefeituras do Rio Grande do Sul foi realizada pela área técnica de Cultura da Famurs, que está recebendo e armazenando o material. Até o momento, mais de 200 bandeiras de municípios gaúchos chegaram na sede da federação, em Porto Alegre (Rua Marcílio Dias, 574). O prazo para envio é 3 de setembro e, após o evento em Guaíba, as bandeiras serão devolvidas para os municípios de origem.

Informações da notícia

Data de publicação: 11/08/2021

Créditos: Comunicação Social Famurs