O presidente da Famurs e prefeito de Rio dos Índios Salmo Dias de Oliveira, participou nesta quarta-feira (05/10), juntamente com o prefeito de Trindade do Sul, Odair Atílio Pelicioli, de reunião com o senador Lasier Martins, no Distrito Federal.

O presidente da Famurs e prefeito de Rio dos Índios Salmo Dias de Oliveira, participou nesta quarta-feira (05/10), juntamente com o prefeito de Trindade do Sul, Odair Atílio Pelicioli, de reunião com o senador Lasier Martins, no Distrito Federal. Durante o encontro o senador se comprometeu em interceder junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações sobre projeto de “Cidade Digital” para o município de Trindade do Sul. O projeto prevê a interligação dos prédios públicos por meio de cabos de fibra óptica, bem como o acesso gratuito à internet para a população, em pontos estratégicos.

Segundo o presidente Salmo não existe outro caminho para ter controle, eficiência e ganhos na economia se não pelo processo de informatização, transformando principalmente a vida das pessoas com a cidade digital. “Muitas dificuldades são comuns entre os municípios e outras precisam ser adaptadas de acordo com a realidade de cada uma, mas os processos tecnológicos melhoram a gestão e facilitam a tomada de decisão”, afirmou o presidente da Famurs.

O termo “Cidade Digital” engloba diversas iniciativas que podem ser definidas como a utilização de maneira eficiente das Tecnologias de Informação e Comunicação no setor público, de forma a proporcionar melhorias tanto internamente quanto para os munícipes.

Saiba mais

O programa Cidades Digitais, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), já está funcionando em 71 municípios de 16 Estados brasileiros e no Distrito Federal. A implantação do projeto garante a essas cidades uma rede de fibra óptica com internet de alta capacidade que interliga órgãos públicos e oferece pontos de acesso gratuito à população.

Nos municípios já contemplados, o foco do programa é facilitar o acesso da população aos serviços de educação, saúde e segurança.

Em duas chamadas públicas, o Cidades Digitais selecionou 334 municípios em todo o País. A escolha foi feita com base no número de habitantes e nos índices de desenvolvimento e acesso à internet. O investimento previsto até a conclusão do programa é de mais de R$ 241 milhões que serão aplicados na construção de 987 quilômetros de redes, na conexão de mais de 6 mil pontos e na implantação de 840 praças de acesso gratuito. Além da infraestrutura, outros objetivos do programa são a modernização da gestão municipal e o acesso aos serviços públicos pela população.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 99330.8399
[email protected]

Presidente da Famurs Salmo Dias de Oliveira

Informações da notícia

Data de publicação: 05/10/2017