Iniciativa destaca os principais aspectos e funcionamento do PGS, evidenciando seu papel na promoção de práticas sustentáveis.

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) é uma das apoiadoras do Prêmio Gaúcho de Sustentabilidade (PGS). A iniciativa visa o reconhecimento das instituições que se destacam por suas ações em prol do desenvolvimento sustentável, criando uma cultura de impacto e inovação nos segmentos em que atuam, com foco na ‘Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)’.

O jornal AVS Comunicações, em parceria com a AKVO são os idealizadores do Prêmio. E, segundo a diretora do AVS, Amanda Carraro “o PGS vem para ficar, devido a sua importância quando o meio ambiente e a sustentabilidade que são a tônica mundial. Preservar ecossistemas e biodiversidade, aliados as práticas sustentáveis promove uma economia mais justa e eficiente.”

Amanda ainda destaca que a conscientização ambiental é fundamental para a construção de um futuro mais saudável e equilibrado: “incentivar e premiar quem desenvolve suas atividades preservando e cuidando do meio ambiente, voltado a sustentabilidade é estimular e valorizar essas práticas para que sirvam de exemplo e incentivo a que se expandam”.

As inscrições já estão disponíveis no site , através do link www.premiopgs.com.br . As categorias do Prêmio abrangem indústria, comércio e serviços. E, as empresas com maior pontuação serão premiadas em evento anual.

Principais Atividades
- Inventários de Emissões: Gases de efeito estufa (GhG Protocol) e emissões financiadas (PCAF).
- Balanço de Carbono: Em propriedades rurais.
-Jornada ESG: Avaliação de maturidade, materialidade, risco, mitigação e planos de ações, além de relatórios de sustentabilidade (GRI, SASB, ISE).
- Eventos Carbono Neutro: Organização de eventos com compensação de emissões.
- Créditos de Carbono: Projetos de compensação e originação de créditos.
- Estrutura de Funcionamento do PGS
- Relatório Técnico: Instituições participantes recebem um diagnóstico de maturidade ESG.

Classificação/Pontuação
- Pontuação de 0 a 100, dividida em eixos de avaliação.
- Classificações: Instituição Participante, Bronze, Prata, Ouro e Diamante.

Benefício
- Selo de Sustentabilidade: Validade de um ano para todas as instituições inscritas.

Informações da notícia

Data de publicação: 03/07/2024

Créditos: Aminie Cardoso - MTB 1567