O presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, e o diretor administrativo da Corsan, Marcus Vinícius de Almeida, estiveram reunidos na terça-feira (1/8).

O presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, e o diretor administrativo da Corsan, Marcus Vinícius de Almeida, estiveram reunidos na terça-feira (1/8). Durante o encontro, realizado na sede da Federação, foi debatida a possibilidade de uma parceria entre as duas entidades. A proposta da Corsan é que os estudantes contratados pela companhia para integrarem o programa “Jovem Aprendiz” sejam cedidos para atuarem nas prefeituras gaúchas.

Com isso, a Corsan vai dar oportunidade a novos profissionais, cumprindo o que determina a Lei da Aprendizagem (10.097/00), e, ao mesmo tempo, colaborar com os municípios do Rio Grande do Sul. A proposta foi bem recebida pelo presidente da Famurs. “Acredito que a oportunidade para o jovem que está na iminência de entrar no mercado de trabalho é muito importante”, ponderou Salmo.

De acordo com o diretor da Corsan, podem ser contratadas até 500 pessoas, com idade entre 14 e 24 anos. Serão selecionados estudantes de baixa renda e com bom histórico escolar. “[A nossa ideia] é dar o devido valor ao cliente da Corsan: o município. Promover o aprendizado através da parceria”, explicou Marcus Vinícius. O contrato de trabalho será valido por até dois anos. A parceria voltará a ser discutida nas próximas reuniões.

Jovem Aprendiz

A Lei da Aprendizagem determina que as empresas de médio e grande porte mantenham em seus quadros de funcionários jovens de 14 a 24 anos, na modalidade Aprendiz, com cotas que variam de 5% a 15% por estabelecimento. No período da aprendizagem, os jovens trabalham com a carteira assinada e recebem remuneração com base no salário mínimo desde que permaneçam na escola e façam o curso técnico-profissionalizante.

Atividades no interior

Também foi definido, durante o encontro, que as duas entidades vão avaliar, junto com a direção da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs), a viabilidade de promover seminários no interior do Estado. A ideia é colocar em debate estratégias de gestão do saneamento. A proposta da Corsan é que os eventos sejam realizados entre setembro de 2017 e março de 2018.

Área de Comunicação Social

(51) 3230.3150 / 99330.8399

Salmo - Corsan

Informações da notícia

Data de publicação: 02/08/2017