OProjeto de Decreto Legislativo (PDL) 7/2020, que reconhece a ocorrência de estado de calamidade pública em 267 municípios gaúchos, foi apreciado na segunda Sessão Extraordinária Virtual, realizada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande na tarde des...

OProjeto de Decreto Legislativo (PDL) 7/2020, que reconhece a ocorrência de estado de calamidade pública em 267 municípios gaúchos, foi apreciado na segunda Sessão Extraordinária Virtual, realizada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande na tarde desta quarta-feira (8/4). O PDL foi aprovado por unanimidade, com 54 votos favoráveis e nenhum contra.

O PDL reconhece, para os fins do disposto no art. 65 da Lei Complementar Federal nº 101, de 4 de maio de 2000, a ocorrência do estado de calamidade pública, para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pela Covid-19 (novo coronavírus). Os prazos inciais e finais devem valer conforme estabelecidos em cada norma municipal e eventuais alterações, respeitando como data limite o dia 31 de dezembro de 2020.

Ação da Famurs

Na última sexta-feira (3/4) a Famurs protocolou junto à Assembleia Legislativa 268 decretos municipais de calamidade pública. Os documentos foram entregues pelo vice-presidente da Famurs, Maneco Hassen, ao presidente do legislativo, deputado Ernani Polo.

Anteriormente, no dia 27 de março, a entidade já havia protocolado outros 157 decretos, que foram apreciados na primeira Sessão Extraordinária Virtual, realizada dia 2 de abril. Na ocasião, oPDL 6/2020recebeu 53 votos favoráveis e nenhum contra.

Ao todo, a Famurs coletou 425 decretos municipais de calamidade pública. Municípios que não foram contemplados nas duas sessões podem encaminhar seus decretos até a próxima sexta-feira (10/4), para nova deliberação da Assembleia Legislativa.

Foto: Joel Vargas | Agência ALRS

Informações da notícia

Data de publicação: 08/04/2020