O Seminário sobre Terceirização do Serviço Público, promovido pela Famurs, nesta quarta-feira (5/12), no auditório do Ministério Público, abordou os temas da educação e da saúde.

O Seminário sobre Terceirização do Serviço Público, promovido pela Famurs, nesta quarta-feira (5/12), no auditório do Ministério Público, abordou os temas da educação e da saúde. Durante o encontro, foram apresentados exemplos de municípios que adotaram a prática e melhoraram a eficiência dos programas oferecidos à população. Um dos palestrantes foi o prefeito Constantino Orsolin, de Canela, município que desde 2015 adotou o modelo de contratualização na educação infantil. Com a medida, foi reduzido o custo das creches em 35%
Segundo o gestor do município da Serra, em 2017, o custo mensal por aluno de uma escola municipal foi 50% maior do que em escola conveniada. O prefeito explicou que, nos casos onde a escola é conveniada, o município contrata a direção e banca os custos de manutenção, cabendo à associação contratar professores e funcionários e administrar os demais serviços. Na avaliação de Orsolin, o resultado da medida é satisfatório. Ele projeta utilizar o formato para ampliar o atendimento prestado na educação infantil no próximo ano.

Modelo de Feliz na saúde
Quem também aderiu o modelo de terceirização e apresentou seu modelo de trabalho no Seminário sobre Terceirização do Serviço Público foi o município de Feliz. De acordo com a assessora da área de Planejamento da Saúde da prefeitura, Jacquline Kops Simon, o município conta hoje com o atendimento de funcionários terceirizados no atendimento hospitalar de média complexidade e na equipe de Saúde da Família. Com a medida, Feliz teve uma economia de gastos, reduzindo de 30% para 21% o orçamento da saúde. Apesar de diminuir os recursos aplicados, a contratação ampliou os serviços prestados na cidade, que possui mais de 13 mil habitantes. Segundo Jacqueline, antigamente eram realizados cinco mil atendimentos por ano, agora são 36 mil. “A população está satisfeita com a mudança no perfil da área da saúde e outros municípios reconhecem o nosso trabalho”, salientou.

  • Seminário Terceirização do Serviço PúblicoCom objetivo de debater caminhos legais e operacionais para qualificar a prestação de ...Veja as fotos »

Informações da notícia

Data de publicação: 05/12/2018

Compartilhe!