Comitiva recebeu judocas da Sogipa no Paço Municipal da Prefeitura de Porto Alegre

A Famurs participou nesta terça-feira (3/8) da recepção dos atletas gaúchos medalhistas nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Mayra Aguiar e Daniel Cargnin, judocas da Sogipa que conquistaram medalhas de bronze, chegaram a Porto Alegre na manhã de hoje e, após desfile em caminhão de bombeiros, foram recebidos por uma comitiva na escadaria do Paço Municipal da Prefeitura de Porto Alegre.

A recepção, realizada pelo prefeito Sebastião Melo e pelo secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Antonio Carlos de Oliveira Pereira, contou com a presença do assessor técnico de Esporte e Lazer da Famurs, Marcelo Gigoski, autoridades, equipe técnica, atletas da Sogipa, familiares e amigos dos medalhistas. Durante o ato, os atletas foram homenageados e o prefeito Melo fez a entrega simbólica das chaves da cidade aos dois judocas.

Conforme Gigoski, que reativou a área técnica de Esporte e Lazer na Famurs, hoje o município de Porto Alegre se tornou internacional, algo que pode ser fomentado em todas as prefeituras gaúchas: ter um atleta olímpico representando o seu município. “Muitas vezes os municípios não têm informações e orientações sobre as leis de incentivo e planos municipais de esporte. Agora a Famurs pode auxiliar os municípios, através nosso departamento, a montarem seus sistemas municipais de esporte e assim fazer com que o esporte evolua e seja fomentado nos municípios do RS”, salientou.

 

Campeões olímpicos

Mayra Aguiar foi novamente bronze no judô. A gaúcha de 30 anos superou uma séria lesão e a sétima cirurgia da carreira e subiu ao pódio olímpico pela terceira vez (Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020) na categoria meio pesado (até 78kg). Com a conquista, Mayra se torna a primeira mulher a faturar três medalhas em esportes individuais pelo Brasil. A judoca já declarou que pretende continuar disputando e já está pensando nos jogos de Paris, em 2024.

Daniel Cargnin, 23, estreou nas Olimpíadas e já conquistou o bronze na categoria peso meio-leve (até 66 quilos). A vitória e pódio foram marcados por lesões em 2020 e pela covid-19, que o deixou fora do mundial da categoria. Cargnin também declarou, após chegar no Brasil, que não vê a hora de voltar a disputar e planejar o novo ciclo olímpico.

Com as duas medalhas de bronze, o judô brasileiro sobre ao pódio de forma ininterrupta em todas as edições desde 1984, em Los Angeles, e é a modalidade que mais medalhas olímpicas deu ao Brasil: 24 ao todo, sendo 4 de ouro, 3 de prata e 17 de bronze.

 

Informações da notícia

Data de publicação: 03/08/2021

Créditos: Ellen Renner

Créditos das Fotos: Ellen Renner

Compartilhe!