O presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, esteve reunido, nesta quarta-feira (6/6), com o secretário da Saúde do RS, Francisco Paz, na sede da pasta.

O presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, esteve reunido, nesta quarta-feira (6/6), com o secretário da Saúde do RS, Francisco Paz, na sede da pasta. Durante o encontro, Salmo solicitou que as dívidas do Estado com os municípios na área da saúde, referentes aos anos 2013 e 2014, sejam incluídas na proposta de encontro de contas. Em reunião realizada ontem (5/6), na Casa Civil, com o Grupo de Trabalho (GT) que analisa alternativas para o encontro de contas entre créditos e débitos do Estado com os municípios, Salmo já havia ressaltado o pedido da Famurs. Segundo o dirigente da Federação, o acordo deve abranger todas as dívidas do Estado com os municípios para dar segurança aos municípios, “O Estado é devedor dos municípios, não o governador. Essa é uma dívida do Piratini com os municípios, e não desta ou daquela gestão”, enfatiza.

Paz ressalta que a legislação deste ano eleitoral e as dificuldades financeiras enfrentadas pelo Estado obriga o governo a ter de fazer escolhas, não conseguindo cumprir com todas as obrigações. “Nós da secretaria de Saúde gostaríamos de pagar todas as dívidas, mas temos limitações de orçamento”, afirma. Durante o encontro também foi tratada a situação dos hospitais com menos de 30 leitos. A Famurs irá promover um encontro entre prefeitos, secretários de saúde e gestores hospitalares amanhã (7/6) para tratar do assunto.

Informações da notícia

Data de publicação: 06/06/2018