No próximo dia 22, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) dará início aos encontros regionais previstos no calendário de interiorização em 2018.

No próximo dia 22, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) dará início aos encontros regionais previstos no calendário de interiorização em 2018. O primeiro município a sediar o Famurs pelo Rio Grande , que tem o patrocínio do Banrisul, será Santo Augusto. Conforme o presidente da Famurs e prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, até junho, serão realizadas reuniões com os prefeitos que integram 21 Associações Regionais. “Estamos dando seguimento às discussões promovidas em seis regiões no ano passado, com o intuito de debater as principais questões que norteiam o municipalismo”, reforça Salmo.

O encontro, que ocorrerá a partir das 9h30, no CTG Pompílio Silva, reunirá lideranças das 21 cidades que integram a Associação dos Municípios da Região Celeiro do Rio Grande (Amuceleiro), presidida pelo prefeito de Chiapetta, Eder Luís Both. Pela manhã, representantes das áreas técnicas da Saúde e Educação da Famurs irão apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido, bem como darão orientações aos gestores municipais.

A programação da tarde terá início às 14h, com o acolhimento das demandas da Amuceleiro, seguida de explanação do presidente Salmo sobre as iniciativas implementadas pela Famurs em defesa do municipalismo. “Vamos abordar as conquistas obtidas e os desafios históricos na luta pela busca da divisão justa dos recursos orçamentários, distribuição das competências e maior autonomia administrativa, que possibilitem às prefeituras condições efetivas de oferecer serviços públicos de qualidade a todos os cidadãos”, destaca Salmo.

Movimento Gaúcho de Mulheres Municipalistas

A programação do Famurs pelo Rio Grande , assim como ocorreu em 2017, contempla a realização de encontros do Movimento Gaúcho de Mulheres Municipalistas (MGMM). Idealizado pela primeira-dama da Famurs e de Rio dos Índios, Adriane Perin de Oliveira, o MGMM tem como objetivo principal a elaboração de ações concretas a serem desenvolvidas em âmbito municipal, regional e estadual para promover a articulação de políticas para as mulheres e gestoras públicas. A criação do MGMM foi oficializada por meio de resolução assinada pelo presidente da Famurs, na Assembleia de Verão realizada em Torres, em fevereiro deste ano.

Em Santo Augusto, a reunião do MGMM também ocorrerá no CTG Pompílio Silva, a partir das 14h, com a presença de primeiras-damas, secretárias municipais, vereadoras, vice-prefeitas e lideranças femininas de cada região. Conforme o presidente Salmo, todas as demandas oriundas do Movimento serão incorporadas e defendidas pela Famurs. “O nosso objetivo é buscar mais representatividade e atuação das mulheres nos debates políticos do nosso Estado”, reitera Salmo.

Atualmente, a representatividade feminina na política, especificamente na gestão pública municipal, é inferior à masculina. Apenas 12% das prefeituras dos 5.568 municípios brasileiros são gerenciadas por mulheres. No Rio Grande do Sul, são 30 prefeitas e 47 vice-prefeitas nos 497 municípios. “Por décadas, vivemos um cenário político com um percentual mínimo de mulheres no centro das decisões. Hoje, apesar de sermos a maioria, os espaços ainda são ocupados pelos homens. Nós não queremos mais ou menos, mas sim as mesmas oportunidades”, avalia Adriane.

2º Prêmio Boas Práticas da Famurs

Durante a interiorização, será feita a divulgação da 2ª edição do Prêmio Boas Práticas da Famurs, que tem o patrocínio do Banrisul. As inscrições poderão ser feitas até 30 de maio de 2018. A honraria será entregue a prefeituras que tenham desenvolvido práticas bem-sucedidas em nove áreas: agricultura, assistência social, comunicação social, cultura, educação, finanças, meio ambiente, saúde e trânsito.

As administrações municipais podem inscrever projetos que tenham sido desenvolvidos entre 1 de janeiro de 2017 e 28 de fevereiro de 2018. A divulgação dos vencedores ocorrerá durante o 38º Congresso de Municípios, que será realizado nos dias 4 e 5 de julho.

Serviço

O quê: Famurs pelo Rio Grande em Santo Augusto (Amuceleiro)

Quando: Dia 22/03 (quinta-feira), a partir das 9h30

Onde: CTG Pompílio Silva (Rua Vinte de Setembro, 27 – Santo Augusto)

Serviço

O quê: Encontro do Movimento Gaúcho de Mulheres Municipalistas (MGMM)

Quando: Dia 22/03 (quinta-feira), às 14h

Onde: CTG Pompílio Silva (Rua Vinte de Setembro, 27 – Santo Augusto)

Informações da notícia

Data de publicação: 16/03/2018

Compartilhe!