Os prefeitos que participaram de reunião com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, em Brasília, nesta quarta-feira (15/4), saíram frustados do encontro.

Os prefeitos que participaram de reunião com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, em Brasília, nesta quarta-feira (15/4), saíram frustados do encontro. O ex-prefeito de São Paulo não deu esperanças aos gestores municipais quanto à liberação de verbas do Pró-Transporte. “Neste momento, a prioridade do governo é o Minha Casa, Minha Vida”, admitiu. De acordo com o presidente da Famurs, Seger Menegaz, o entrave prejudica os municípios, que gastaram dinheiro com a elaboração dos projetos. “A população está nos cobrando e aguarda a conclusão destas obras”, reclamou.

Segundo Menegaz, o governo federal não convocou os prefeitos para a assinatura dos contratos dentro do prazo, que encerrou em 31 de janeiro de 2015. “Os documentos estão em dia, e os projetos foram aprovados pela União, mas os prefeitos não foram chamados para assinar os contratos”, reclama Menegaz. Em ofício entregue ao ministro Kassab, a Federação solicitou a reabertura do cronograma de contratação entre as prefeituras e a Caixa Econômica Federal.

Conforme estimativa da Famurs, são pelo menos R$ 200 milhões em recursos federais para investimentos em mobilidade urbana que a União prometeu, mas não repassou. Ao todo, 167 municípios gaúchos tiveram aprovados projetos de pavimentação e qualificação de vias urbanas, como calçamento, asfaltamento e sinalização de trânsito. A Federação está realizando um levantamento para verificar o montante investido pelos municípios na elaboração de projetos do Pró-Transporte.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399 / 9330.7855
[email protected]

.

Informações da notícia

Data de publicação: 15/04/2015