Previsto para encerrar nesta quarta-feira (1º/4) em alguns municípios (em outros, o prazo é 1º de maio), o convênio dos planos de saúde do Instituto de Previdência do Estado (IPE) está mantido em pelo menos 20 cidades gaúchas.

Previsto para encerrar nesta quarta-feira (1º/4) em alguns municípios (em outros, o prazo é 1º de maio), o convênio dos planos de saúde do Instituto de Previdência do Estado (IPE) está mantido em pelo menos 20 cidades gaúchas. Essas prefeituras obtiveram liminar judicial em favor da prorrogação dos contratos com o Instituto. Dez municípios ainda aguardam parecer da Justiça sobre o tema.

Os municípios que obtiveram liminar deferida pela Justiça em favor da manutenção do IPE são: Augusto Pestana, Barra do Ribeiro, Cachoeira do Sul, Feliz, Ibiaçá, Jaguari, Júlio de Castilhos, Mato Castelhano, Paim Filho, Panambi, Pedro Osório, Sananduva, Santo Ângelo, Santo Antônio da Patrulha, São José do Ouro, São Luiz Gonzaga, São Pedro do Sul, Soledade, Tucunduva e Vila Lângaro.

Entenda o caso

A negociação de reajuste nos planos de saúde do IPE começou em março de 2014. Na ocasião, o Instituto enviou ofício a 90 dos 341 municípios conveniados notificando aumento no valor das mensalidades. A partir de então, a Famurs solicitou a divulgação de informações que justificassem a elevação das alíquotas, mas nunca obteve retorno. Após sucessivas negociações, o IPE rejeitou o último pedido da entidade pela extensão dos convênios. Conforme o novo contrato, as prefeituras, que atualmente pagam alíquotas de 13% a 15%, passariam a contribuir com taxas de 18% a 22%. Aquelas que não aceitassem a proposta teriam o serviço rompido.

Assessoria de Comunicação Social

(51) 3230.3150 / 9330.8399 / 9330.7855

[email protected]

Governo atende pedido da Famurs e estende convênios do IPE até 1º de abril

Informações da notícia

Data de publicação: 01/04/2015