Uma comitiva de prefeitos, parlamentares e representantes da cadeia leiteira do Rio Grande do Sul, liderada pelo presidente da Famurs, Seger Menegaz, garantiu nesta terça-feira (10/2), em Brasília, uma importante conquista para a cadeia leiteira do Rio...

Uma comitiva de prefeitos, parlamentares e representantes da cadeia leiteira do Rio Grande do Sul, liderada pelo presidente da Famurs, Seger Menegaz, garantiu nesta terça-feira (10/2), em Brasília, uma importante conquista para a cadeia leiteira do Rio Grande do Sul. Durante encontro com representantes do governo federal, na sede da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Brasília, Menegaz ratificou pedido ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para aquisição de quatro mil toneladas de leite em pó. Como resposta, o governo confirmou a transferência de R$ 10 milhões em recursos federais para a compra de leite em pó de cooperativas gaúchas.

A operação é uma alternativa para retomar o desenvolvimento da produção leiteira no Estado. “Esta aquisição é uma vitória dos municípios, pois possibilita a redução dos estoques das agroindústrias e alavanca o setor a partir de uma melhora no preço do produto”, esclareceu Menegaz. “Também garante a retomada da produção, a manuntenção da arrecadação dos municípios e a geração de empregos no campo”, justificou o presidente da Federação. Segundo o presidente do Instituto Gaúcho do Leite (IGL), Ardêmio Heineck, a cadeia leiteira representa 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul e congrega 134 mil produtores em 90% dos municípios do Estado.

O anúncio foi realizado pelo diretor de políticas agrícolas da Conab, João Marcelo Intini, que reforçou o compromisso do governo federal com a agricultura familiar. “Temos o dever de auxiliar os pequenos agricultores”, assegurou Intini. A quantidade do produto a ser adquirida não foi estimada pela Companhia. Conforme o secretário nacional de segurança alimentar do MDS, Arnoldo de Campos, a crise no setor é consequência da alta produção de leite no Brasil e da redução no consumo internacional. “Houve uma queda brutal de 58% no preço médio do leite em pó, que afetou o consumo. Em contrapartida, a produção de leite no Rio Grande do Sul cresceu 7% entre 2013 e 2014”, afirmou o secretário.

Na ocasião, estiveram presentes os prefeitos de Pareci Novo, Rafael Riffel; de Esperança do Sul, Roberto Prediger; de Arroio do Meio, Sidnei Eckert; de São Pedro do Butiá, José Henrique Heberle; de Santa Rosa, Alcides Vicini; de Seberi, Renato Bonadiman; e de Nova Araçá, Aícaro. Entre os parlamentares que participaram da audiência estavam a senadora Ana Amélia Lemos, os deputados federais Alceu Moreira, Dionilso Marcon, Elvino Bohn Gass, Heitor Schuch e Ronaldo Nogueira, e os deputados estaduais Aloísio Classmann, Jefferson Fernandes, Elton Weber e Ronaldo Santini.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

Reunião na sede da Conab, em Brasília, definiu a aquisição de R$ 10 milhões em leite em pó pelo Ministério do Desenvolvimento Social para retomar a cadeia leiteira no RS

Informações da notícia

Data de publicação: 10/02/2015