O novo pacto federativo é tratado como prioridade pelos prefeitos da região Planalto.

O novo pacto federativo é tratado como prioridade pelos prefeitos da região Planalto. Durante encontro, nesta quinta-feira (13/11), na UPF, em Passo Fundo, gestores municipais defenderam a reforma fiscal como solução para a crise financeira das prefeituras. Promovido pela Famurs, o evento reuniu cerca de 120 pessoas, entre prefeitos(as), vice-prefeitos(as), secretários(as) e técnicos municipais. O encontro integra o roteiro de interiorização batizado de Famurs Pelo Rio Grande.

De acordo com o presidente da Famurs e prefeito de Tapejara, Seger Menegaz, o atual pacto federativo impede os gestores municipais de realizerem investimentos nas suas cidades. “Esse sistema vem arrancando a autonomia dos municípios, e nós, prefeitos, estamos nos tornando meros executores”, criticou. “Temos muitos programas e convênios, mas estamos sem condições de pagar”, reclamou. Para o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, essa dificuldade deve-se ao subfinanciamento do governo federal. Ziulkoski explicou que a União transfere responsabilidades aos municípios, mas não distribui os recursos.

A concentração de receita também foi abordada pelo presidente da Associação dos Municípios do Planalto (Ampla) e prefeito de Vanini, Alceu Castelli. Segundo ele, apenas 14% dos recursos do bolo tributário ficam para os municípios. “Temos que mudar esse sistema do pacto federativo. Temos que ter mais recursos para que os municípios possam dar mais qualidade de vida para os cidadãos”, reivindicou. Para o ex-presidente da Ampla e ex-presidente da Famurs, Vilmar Zanchin, é preciso travar essa discussão em nível federal. “Não é só a vida dos prefeitos que está em jogo, mas de toda a população”, alertou o deputado estadual eleito.

Em relação a situação financeira do estado, Zanchin afirmou que o Estado também tem enormes problemas estruturais a serem resolvidos. “O momento é de unirmos o Rio Grande para promover as reformas que são necessárias”. Também deputado estadual eleito, o vice-prefeito de Passo Fundo, Juliano Roso, ressaltou a importância da renegociação da dívida do RS. “Dá um oxigênio para que o Estado possa seguir adiante”,salientou.

Também estiveram presentes na abertura do evento o presidente da Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense e prefeito de Ibiaçá, Ulisses Cechin, o presidente da Associação dos Municípios do Alto Jacuí e prefeito de Colorado, Lírio Riva, o presidente da Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí, Paulo Ricardo Cattâneo, e o secretário de projetos especiais da prefeitura de Passo Fundo, Edson Nunes, representando o prefeito Luciano Azevedo.

Próximos encontros
O segundo encontro acontece nesta sexta-feira (14/11), das 9h às 16h30, no auditório do prédio 7 da Univates, em Lajeado. Estarão presentes gestores municipais da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat). Ainda em novembro, Santo Ângelo e Santa Maria irão receber os seminários. Em dezembro, outras cidades sediarão o evento.

Famurs Pelo Rio Grande
A Famurs está realizando um ciclo de seminários pelo interior do Estado nos meses de novembro e dezembro. Batizado de Farmurs Pelo Rio Grande, o roteiro prevê oito encontros macrorregionais. Promovido em parceria com as associações regionais, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, o evento é destinado para prefeitos(as), vice-prefeitos(as), secretários(as) e gestores municipais. Entre os temas que serão abordados estão o licenciamento ambiental, a Lei Kiss e o aumento de receitas municipais, entre outros.

Famurs Pelo Rio Grande – Lajeado
Quando: sexta-feira (14 de novembro)
Horário: 9h
Onde: Universidade Integrada do Vale do Taquari de Ensino Superior (Univates)

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399 / 9330.7855
[email protected]

A Famurs realiza um ciclo de seminários pelo interior do Estado nos meses de novembro e dezembro. Batizado de Farmurs Pelo Rio Grande, o roteiro começou nesta quinta-feira (13/11) em Passo Fundo. Promovido em parceria com as associações regionais, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, o evento aborda o licenciamento ambiental, a Lei Kiss e o aumento de receitas municipais, entre outros temas. No primeiro encontro estiveram presentes gestores municipais de quatro associações regionais de municípios: Planalto (Ampla), Nordeste Riograndense (Amunor), Alto Jacuí (Amaja) e Alto da Serra do Botucaraí (Amasbi).

Informações da notícia

Data de publicação: 13/11/2014