O presidente da Famurs e prefeito de Tapejara, Seger Menegaz, participou nesta segunda-feira (3/11) da abertura do Fórum Gaúcho de Educação Infantil.

O presidente da Famurs e prefeito de Tapejara, Seger Menegaz, participou nesta segunda-feira (3/11) da abertura do Fórum Gaúcho de Educação Infantil. O evento reuniu cerca de 150 participantes, além autoridades da área e representantes de instituições do Estado. Na ocasião, Menegaz cobrou novas fontes de financiamento para que os municípios possam atender as demandas da educação infantil. Até 2016, as prefeituras deverão disponibilizar vagas em creches para todas as crianças entre 4 e 5 anos. “O que mais preocupa os prefeitos é o transporte escolar desses alunos”, alertou Menegaz.

Para o presidente do Tribunal de Contas (TCE), Cezar Miola, o investimento do governo federal é insuficiente para qualificar o ensino infantil. “Não basta edificar escolar. É preciso dar apoio aos municípios”, criticou, ao defender a necessidade de ampliar os recursos municipais para manutenção das escolas e pagamento do salário dos professores e funcionários.

Na mesma linha, a deputada estadual Ana Affonso condenou a falta de receitas para a área. “Entendemos que ainda é aquém o repasse da União para a educação infantil dos municípios”, afirmou. A parlamentar ainda lembrou que a redistribuição dos royalties do petróleo é uma alternativa para a questão. Conforme a lei, que está suspensa em função de liminar que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), 75% dessa verba deverá ser destinada à educação.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399 / 9330.7855
[email protected]

Evento no Ministério Público debateu a necessidade de ampliar repasse de recursos aos municípios

Informações da notícia

Data de publicação: 03/11/2014