Brasília – O presidente da Famurs, Seger Menegaz, acompanhou o prefeito de Garibaldi, Antônio Cettolin, em audiência com o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Geraldo Fontelles.

Brasília – O presidente da Famurs, Seger Menegaz, acompanhou o prefeito de Garibaldi, Antônio Cettolin, em audiência com o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Geraldo Fontelles. Durante a reunião, foi garantida a retomada do termo de cooperação entre a prefeitura e o Mapa para a realização de inspeção sanitária no município. O acordo, suspenso em agosto, permite a manutenção da atividade de dois frigoríficos e evita prejuízos para a economia da cidade. O encontro aconteceu, nesta terça-feira (2/9), na sede do Mapa, e também contou com a presença do coordenador-geral da Famurs, Jorge Siebert, e do assessor técnico da Secretaria de Defesa Agropecuária, Marcos Valadão.

Conforme Menegaz, o secretário-executivo determinou à sua equipe o restabelecimento imediato do termo com a prefeitura. O presidente da Federação aproveitou a oportunidade para cobrar uma solução para os 63 municípios gaúchos que realizam cooperação com o Mapa. Pelo convênio, a prefeitura contrata, paga o salário e cede o funcionário ao órgão federal para não deixar de acontecer o controle sanitário, que garante o funcionamento de frigoríficos e outras empresas do ramo alimentício. “O Ministéiro da Agricultura é quem deve se responsabilizar pela contratação de funcionários para inspeção sanitária, cujos serviços são de sua competência. Entretanto, são as prefeituras que têm cedido veterinários para atuarem pelo Mapa”, reclamou. Menegaz ainda alertou que essa prática de cedência não é bem vista pelo Tribunal de Contas (TCE) e está sendo motivo de apontamento contra prefeituras.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399 / 9330.7855
[email protected]

Frigorífico

Informações da notícia

Data de publicação: 03/09/2014