Oito municípios gaúchos constam entre as dez cidades mais igualitárias do Brasil.

Oito municípios gaúchos constam entre as dez cidades mais igualitárias do Brasil. Divulgado pela revista Exame, o ranking do índice de Gini apontou São José do Hortêncio como a cidade com menor desigualdade social do país. Completam o ranking os municípios de Alto Feliz (3º), São Vendelino (4º), Vale Real (5º), Santa Maria do Herval (6º), Campestre da Serra (7º), Tupandi (8º) e Morro Reuter (10º). Entre as dez primeiras colocadas, apenas Botuverá (SC) e Córrego Fundo (MG) não são gaúchas.

Com Gini de 0,28, São José do Hortêncio possui índice de desigualdade próximo ao da Noruega, onde é de 0,25. Conforme a reportagem, na pequena cidade de quatro mil habitantes do Vale do Caí não há bilionários, a taxa de analfabetismo gira em torno de 1% e praticamente todos os cidadãos estudam em escola pública até o ensino médio.

Calculado pela ONU, com dados do IBGE, o coeficiente varia entre 0 e 1: quanto mais próximo do zero maior a distribuição de renda. Com índice em cerca de 0,50 hoje, o Brasil é notadamente uma das nações mais desiguais do planeta.

O município de São José do Hortêncio também lidera o ranking do Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e Gestão (IRFS).

Confira o ranking do Brasil:
1º – São José do Hortêncio (RS)
2º – Botuverá (SC)
3º – Alto Feliz (RS)
4º – São Vendelino (RS)
5º – Vale Real (RS)
6º – Santa Maria do Herval (RS)
7º – Campestre da Serra (RS)
8º – Tupandi (RS)
9º – Córrego Fundo (MG)
10º – Morro Reuter (RS)

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e Gestão

Informações da notícia

Data de publicação: 29/04/2014