O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) apresentou à Famurs uma proposta que visa alavancar o volume de financiamentos para produtores rurais gaúchos.

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) apresentou à Famurs uma proposta que visa alavancar o volume de financiamentos para produtores rurais gaúchos. A ideia é viabilizar um supercrédito aos agricultores com um o valor até 20 vezes maior do que é disponibilizado hoje pelas prefeituras. O projeto ainda será apreciado pelos prefeitos que compõem a diretoria da Famurs, na próxima assembleia geral da entidade, no dia 30 de outubro.

Nesta quinta-feira (3/10), o superintendente técnico da Federação, Mário Ribas Nascimento, recebeu representantes do BRDE para tratar do acordo. De acordo com Nascimento, uma das formas que os agricultores poderão usar a receita é para fortalecer o controle de qualidade. “O dinheiro pode ser investido para a adequação das agroindústrias às exigências dos sistemas de inspeção”, indicou. Aderindo aos sistemas de inspeção, as agroindústrias ganham o direito de expandir os destinos de comercialização dos produtos.

Conforme o assessor da direção do BRDE, Angelo Menegat, a parceria é vantajosa para os municípios por possibilitar a seleção de projetos pelo enfoque de interesse. “Os investimentos devem estar dentro do setor que o município quer desenvolver”, explicou Menegat. Até agora, dois municípios, individualmente, já demonstraram interesse em iniciar a elaboração de convênio com a insituição: Santa Cruz do Sul e Santa Maria. No caso de Santa Cruz do Sul, por exemplo, a prefeitura definiu que serão selecionadas as propostas de diversificação da cultura do fumo.

Se definida a parceria com as prefeituras, o BRDE disponibilizará por município um crédito com até 20 vezes o valor depositado pela prefeitura no Fundo de Agricultura local. Ou seja, o município que colocar R$ 100 mil no Fundo, estará oferecendo um crédito de R$ 2 milhões para seus produtores. Para a gerente-adjunto do Banco, Fernanda Maia, essa operação traz garantias financeiras ao município. “Alguns prefeitos têm reclamado da alta taxa de inadimplência para empréstimos que foram realizados diretamente pela prefeitura.

Assessoria de Comunicação Social
(51) 3230.3150 / 9330.8399
[email protected]

Genéricas agricultura

Informações da notícia

Data de publicação: 03/10/2013