Sarandi – Mais de 100 prefeituras do Norte do Estado fecharam as portas nesta quinta-feira (4/7) em forma de protesto contra o governo federal.

Sarandi – Mais de 100 prefeituras do Norte do Estado fecharam as portas nesta quinta-feira (4/7) em forma de protesto contra o governo federal. Os municípios das regiões Celeiro, Planalto, Alto Jacuí, Alto Uruguai e Zona da Produção paralisaram todas as atividades, exceto os serviços básicos de saúde. A mobilização contou com o apoio do presidente da Famurs, Valdir Andres, e reivindica mais recursos da União para os gestores municipais investirem em saúde, educação e segurança.

“A voz dos prefeitos é a voz das ruas, e os municípios estão a beira do colapso. A tendência é que essa situação insustentável se alastre por todos o país”, alertou Andres.

Reunidos em Sarandi, os manifestantes realizaram um ato pacífico em frente à agência do Banco do Brasil, no centro da cidade, interrompendo os serviços da instituição, por uma hora e quarenta minutos. Depois, o protesto dirigiu-se para a BR-386, que ficou bloqueada durante meia hora, segundo informações do presidente da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) e prefeito de Caiçara, Zilio Roggia.

Os prefeitos que participaram da mobilização exigem do governo federal um novo pacto federativo, que amplie para 20% a participação dos municípios na divisão do bolo tributário. Atualmente, as mais de 5,5 mil prefeituras do país repartem cerca de 15% de toda a receita dos impostos, enquanto a União concentra mais de 60% desses recursos.

A pauta de reivindicações também inclui a reposição das perdas de receitas municipais motivadas pela desoneração do IPI, a isenção do pagamento de pedágio para carros públicos e de impostos para a aquisição de ambulâncias e máquinas, e mais transparência no Sistema de Convênios (Siconv) do governo federal.

Todas essas propostas serão levadas à Marcha de Prefeitos a Brasília, que acontece entre os dias 8 e 11 de julho. Representou a Famurs no ato o presidente da Associação dos Municípios do Planalto (Ampla) e prefeito de Vanini, Alceu Castelli.

Assessoria de Comunicação Social

(51) 3230.3150 / 9330.8399

[email protected]

Paralização das prefeituras

Informações da notícia

Data de publicação: 04/07/2013