A integração das equipes municipal, estadual e federal de segurança pública ganhou status de prioridade no combate à violência e à criminalidade.

A integração das equipes municipal, estadual e federal de segurança pública ganhou status de prioridade no combate à violência e à criminalidade. O assunto foi tema do Seminário de Segurança Pública, que aconteceu nesta sexta-feira (7/6), na Assembleia Legislativa. Participaram do evento o presidente da Famurs, Ary Vanazzi, e o presidente da Comissão de Segurança Pública da AL, deputado Nelsinho Metalúrgico, entre outras autoridades.

O parlamentar defendeu a instalação de Gabinetes de Gestão Integrada (GGIs) como solução para a falta de articulação entre os poderes na área da segurança. Vanazzi, por sua vez, apoia a criação dos GGIs municipais, mas ressalta a necessidade dos governos do Estado e federal auxiliarem a prefeitura na estrutura dos órgãos. "Temos que convencer os prefeitos sobre a importância dos GGIs, pois há enormes desafios a serem vencidos. Deve haver uma política integrada entre o município e a Brigada Militar", afirmou.

Atualmente, a violência é responsável pela morte de 140 pessoas por dia no Brasil, segundo o procurador David Medina, do Ministério Público. Para ele, a segurança pública é um problema social que precisa ser resolvido com urgência. "Reconheço que há um débito social enorme que as autoridades carregam há muitos anos no tema da segurança social. Não há como reduzir o índice de criminalidade com o nosso atual modelo prisional", assegurou.

Assessoria de Comunicação Social

(51) 3230.3150 / 9330.8399

[email protected]

Galegira padrão para ser utilizada em Notícias

Informações da notícia

Data de publicação: 07/06/2013