A secretária de Estado da Saúde, Arita Bergmann, anunciou a abertura de mais de duas mil vagas para crianças ou gestantes. O prazo para a adesão vai até o dia 03/04.

A Assembleia de Verão da Famurs foi o momento escolhido pelo governo do Estado para destacar o papel dos municípios nos resultados do Primeira Infância Melhor (PIM). Reconhecido mundialmente e com diversos estudos que confirmam os efeitos positivos no desenvolvimento infantil, o PIM ganhou um novo edital, com orçamento de R$1,6 milhão, disponível a partir desta quarta-feira, dia 15/03, para adesão de todos os municípios interessados em melhorar os seus índices de desenvolvimento humano. 

No total, foram abertas 2.124 vagas para crianças ou gestantes. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado.  O vice-governador do Estado, Gabriel Souza, antecipou para os prefeitos e prefeitas, durante o jantar de confraternização, na noite de terça-feira, o lançamento do edital, na Saba Atlântida, em Xangri-Lá. “Estamos lançando um novo edital para os municípios, porque precisamos melhorar a vacinação, a nutrição, a saúde e a educação das nossas crianças”, afirmou. 

Representando o vice-governador Gabriel Souza, que faria a palestra principal sobre a importância da Primeira Infância, a secretária de Estado da Saúde, Arita Bergmann, falou sobre a parceria dos municípios na execução do PIM. Atualmente, 233 municípios e mais de 22 mil crianças são atendidas pelo Programa Infância Melhor no Estado. “Queremos aumentar esses números para dar oportunidade para essas crianças terem um futuro melhor”, apontou.

A secretária comentou que trabalhou na Famurs, quando testemunhou o quanto os municípios têm priorizado o cuidado com a primeira infância. “Nem todos sabem, mas o cuidado e a valorização da infância teve a sua gestação na Famurs, quando embalamos com muito carinho um programa chamado Mundo do Bebê”, relatou. Em seguida, a partir da experiência do programa cubano Educa a Tu Hijo, o PIM foi criado pela Secretaria Estadual da Saúde. Prestes a completar 20 anos, o PIM está sendo copiado em muitos estados brasileiros.

“O que fizermos nos primeiros anos de vida será fundamental para o desenvolvimento do ser humano no futuro”, declarou. A secretária explicou a existência de um estudo do economista prêmio nobel James Heckman, que diz que cada dólar investido em intervenções voltadas à primeira infância retorna até 7 dólares para a sociedade. Além do benefício econômico, Arita destacou que o PIM traz impactos positivos na melhoria das condições de saúde, educação e desenvolvimento social. 

Para o presidente da Famurs, Paulinho Salerno, comemorou o anúncio e afirmou que é fundamental a parceria com o governo do Estado para promoção de políticas que tenham impacto real na qualidade de vida dos municípios. “O Primeira Infância Melhor é um programa reconhecido internacionalmente, foi criado no RS e tem tantos resultados importantes conquistados graças às equipes municipais. Estamos comprometidos em melhorar a atenção às crianças e gestantes’, declarou. 

Podem aderir ao edital os municípios que querem ampliar o programa e os municípios que não tem PIM, mas querem implantar ou retomar o programa, mediante o cumprimento dos requisitos. O prazo para envio das propostas vai até 03/04. 

Informações da notícia

Data de publicação: 15/03/2023

Créditos: Janis Morais

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti