Pasta foi assumida pela ex-atleta e medalhista olímpica de vôlei Ana Moser na última quarta-feira (4/1)

Após quatro anos como uma secretária especial, subordinada ao Ministério da Cidadania, o Esporte voltou à Esplanada dos Ministérios. Na última quarta-feira (4/1), a ex-atleta olímpica Ana Moser recebeu oficialmente o cargo de ministra do Esporte, sendo a primeira mulher a comandar a pasta.

Em seu discurso, a Ana falou da importância da conversa com outros ministérios, como Educação e Saúde, para garantir que crianças e jovens tenham acesso a todos os serviços. Segundo a ministra, o “esporte é transversal e precisamos que isso se reflita na prática”.

Para o assessor técnico de Esporte e Lazer da Famurs, Alexandro Lopes, o retorno da pasta é altamente positivo, frente ao compromisso que todos os entes federados têm em promover e fomentar o esporte, enquanto uma política pública de integração e transformação social. “Essa pasta terá, fundamentalmente, a atribuição de avançar em suas políticas públicas esportivas para a manutenção e robustecimento dos programas desenvolvidos até então”, salienta.

Além disso, será de responsabilidade do Ministério do Esporte agilizar a promulgação legal do Plano Nacional do Desporto; formular novos projetos visando a priorização do desporto educacional, bem como a amplificação da base de dados referente às práticas esportivas das modalidades olímpicas e suas respectivas infraestruturas.

Segundo o assessor Alexandro, o maior desafio na esfera municipal será o de criar um microssistema em sincronia com o escopo das diretrizes, metas e ações do Plano Estadual do Esporte e Lazer. “Aqueles municípios que contenham, em sua estrutura organizacional, uma secretaria ou departamento de esporte, o Ministério do Esporte poderá auxiliar no planejamento de ações para descentralizar as políticas públicas de fomento ao esporte”, explica.

O objetivo da Famurs agora é buscar uma articulação com a ministra do Esporte, para agendar uma pauta relativa à formulação de políticas públicas municipais voltadas ao esporte e demais assuntos relacionados.

Quem é Ana Moser?

Catarinense de Blumenau, Ana Beatriz Moser, 54 anos, é comentarista esportiva e ex-atleta de voleibol. Foi capitã do time que levou a primeira medalha olímpica no vôlei feminino, em 1996, nos Jogos de Atlanta, nos EUA. Na ocasião, o Brasi levou a medalha de bronze. Integrou a equipe vice-campeã do mundial em 1994 e conquistou o tricampeonato do Grand Prix. Em 2009, entrou para o Hall da Fama do voleibol.

Em 2001, Ana fundou uma ONG que busca difundir o esporte para crianças e adolescentes, através de atividades esportivas e socioeducativas, na formação de professores e estagiários, na sensibilização de políticas públicas e no desenvolvimento de metodologia de esporte educacionais. O Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu mais de 6 milhões de jovens e capacitou mais de 55 mil professores e educadores no país.

Em 2005, em parceria com o Unicef e com o canal ESPN Brasil, criou a Caravana do Esporte. O projeto é um movimento de ação e mobilização social pelo direito das crianças ao esporte, ao lazer, à educação e à cultura.

Ana também atuou à frente da ONG Atletas Pelo Brasil, sendo uma das articuladoras da sociedade civil em prol da Lei Geral do Esporte e do Plano Nacional do Desporto. Na área pública, atuou como diretora do Centro Olímpico do Parque Ibirapuera, vinculado à Secretaria de Esportes de São Paulo, e integrou o Conselho Nacional do Esporte.

Em novembro, Ana Moser foi indicada para compor o grupo técnico dedicado aos temas relacionados ao Esporte na equipe de transição. Seu nome para o ministério surgiu a partir de uma vontade do então presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, de ter uma mulher no comando da pasta.

Informações da notícia

Data de publicação: 10/01/2023

Créditos: Ellen Renner

Créditos das Fotos: Sérgio Lima/Poder360