Cubos representando os 17 ODS da ONU atraíram a atenção dos visitantes no estande da Famurs que recebeu prefeitos e prefeitas de todo o país.

Uma das entidades apoiadoras do Smart Cities Park, evento pioneiro no país de inovação na gestão municipal, a Famurs desenvolveu uma programação especial no seu estande para receber os prefeitos e prefeitas de 20 estados do Brasil. O espaço foi compartilhado com os parceiros Banrisul, Gênios, Badesul, 1Doc e Gov.Br que também estavam apresentando na feira de expositores os seus produtos voltados à gestão pública.


O presidente da Famurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, acentuou o cuidado em promover um espaço de diálogo com os gestores em torno de ideias que estimulem a inovação e a criatividade nos municípios e também de integração dos prefeitos com a equipe técnica da Famurs. “Acreditamos neste evento desde o primeiro momento. O Smart Cities está dentro do escopo do que estamos imprimindo na nossa gestão, colocando a inovação como nossa principal bandeira. Precisamos pensar no futuro das nossas cidades, em quais desafios vamos enfrentar lá na frente”, pontuou.


Com uma ampla programação, o Smart Cities Park buscou ampliar o entendimento sobre o conceito de cidades inteligentes, que promovam o uso de tecnologias para aprimorar e interconectar os serviços das cidades, mas também o desenvolvimento econômico sustentável. Para despertar o interesse dos gestores sobre os desafios da Agenda 2030, o estande foi decorado com cubos representando os 17 ODS da ONU.  “Os prefeitos precisam se apropriar dessa agenda global e dos compromissos, metas e prazos que são de todos, por isso estamos chamando a atenção para os 17 ODS, pois o municipalismo está engajado, a partir do modelo de tríplice hélice, em promover ações para reduzir a fome e a pobreza, minimizar os efeitos das mudanças climáticas e garantir a igualdade e a qualidade de vida às pessoas”, destacou o presidente Salerno.


O vice-presidente da Famurs e prefeito de Lagoa dos Três Cantos, Sérgio Lasch, avaliou a importância da participação da Famurs no evento. “Quem está no serviço público cuida da vida das pessoas. E hoje em dia é a inovação o caminho para avançar na melhoria das cidades. ”, afirmou. 


Outro vice-presidente da Famurs que prestigiou o Smart Cities Park foi o prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata. Para ele, a grandiosidade do evento conseguiu proporcionar aos prefeitos contato com o que há de mais moderno e eficaz para a gestão dos municípios. “O evento encurtou distâncias, pois o gestor municipal que lida com as dificuldades no dia a dia muitas vezes não consegue ter acesso a essas tecnologias, e no Smart foi possível ter tudo em um único lugar”, destacou. “E casar essa proposta com o Prêmio Boas Práticas foi sem dúvida uma entrega que a Famurs fez para esses prefeitos que se destacam, buscam a inovação e conseguem mobilizar as suas equipes, e assim inspirar outros prefeitos a replicar boas ideias”, acrescentou. 


O vice-presidente da Famurs e prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Massing, reiterou o mérito do evento. “A inovação e as novas tecnologias estão ligadas à gestão municipal, não são exclusivas do privado. As pessoas querem facilidade de acesso aos serviços e transparência, e nós enquanto gestores queremos informações confiáveis para tomada de decisão. Esse conjunto de fatores permite melhorar a gestão pública. Nós temos o desafio de utilizar as novas tecnologias e melhorar processos”, afirmou.

Informações da notícia

Data de publicação: 25/11/2022

Créditos: Janis Morais

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti