Presente em 108 municípios, a olivicultura será tema do encontro com os gestores municipais, dentro da programação da 1ª Olifeira, que acontece em Guaíba, entre os dias 20 e 23 de outubro.

Com a presença do presidente da Famurs, Paulinho Salerno, e tendo como anfitrião o vice-presidente da Famurs e prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata, ocorre nesta sexta-feira, dia 21/10, o primeiro encontro dos prefeitos dos municípios gaúchos produtores de oliveira. O evento integra a programação da Feira Nacional da Oliva (1ª Olifeira). O painel terá a participação da Frente Parlamentar das Oliveiras, presidida pelo deputado estadual Beto Fantinel. 


De acordo com o presidente da Famurs, o trabalho integrado entre os municípios e o governo do Estado estão impulsionando o setor. “Nosso objetivo é apoiar políticas públicas que promovam a economia dos municípios. A sinergia de ideias e projetos são essenciais para esse desenvolvimento, especialmente quando agrega diversos setores como é o caso da olivinocultura, que beneficia tanto o agronegócio como o turismo”, avaliou. 


A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural possui uma Câmara Setorial das Oliveiras, e desenvolve o Programa Estadual de Desenvolvimento da Olivicultura (Pró-Oliva). De acordo com dados da secretaria, com base em levantamento de 2021/2022, o RS possui 5.986 hectares de área plantada, em 108 municípios, totalizando 321 olivicultores. 


Para o deputado Beto Fantinel, a plantação de oliveiras já pode ser considerada um setor importante para a retomada econômica do RS. “A Frente Parlamentar das Oliveiras busca somar esforços para desenvolver o setor que é importante para geração de emprego e renda e que está colocando o RS como destino nacional de turismo”, ressaltou o deputado Beto Fantinel.


No ano passado, o RS alcançou a produção de 448,5 mil litros de azeite de oliva, por 70 marcas diferentes, em 17 fábricas em atividade. “Quanto à produção de azeite, o RS tem se destacado pela qualidade do extra virgem, que já recebeu dezenas de premiações em importantes concursos internacionais. Essa produção gaúcha estará aqui em Guaíba, nesse grande evento”, salientou o prefeito Marcelo Maranata.


Em 2019, a lei nº 15.309 foi aprovada pela Assembleia Legislativa, instituindo a Rota das Oliveiras no RS com 24 municípios: Bagé, Barra do Ribeiro, Cachoeira do Sul, Caçapava do Sul, Camaquã, Candiota, Canguçu, Dom Feliciano, Dom Pedrito, Encruzilhada do Sul, Formigueiro, Hulha Negra, Pantano Grande, Pinheiro Machado, Piratini, Restinga Seca, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Gabriel, São João do Polêsine, São Sepé, Sentinela do Sul e Vila Nova do Sul.


Com o crescimento da importância do setor, outros municípios estão buscando fazer parte da rota, como Arroio dos Ratos, Bom Jesus, Chuvisca, Glorinha, Gramado, Ibirama, Mariana Pimentel, Pedras Altas, Restinga Seca, São Francisco de Paula, Sertão Santana, Triunfo, Vacaria, Vale Verde e Viamão.


O Encontro dos Prefeitos Produtores de Oliveira é realizado pela Prefeitura de Guaíba, com apoio da Famurs, Avança Guaíba e Assembleia Legislativa, com patrocínio da GOV.BR.



Informações da notícia

Data de publicação: 19/10/2022

Créditos: Janis Morais