O Smart Cities Park vai reunir prefeitos e vice-prefeitos de diversas regiões do país na Serra gaúcha entre os dias 23 e 25 de novembro.

A Famurs e a Associação dos Municípios de Turismo da Serra (Amserra) promovem, com a realização do Instituto Paulo Ziulkoski, de 23 a 25 de novembro em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, o maior evento de inovação e cidades inteligentes desenvolvido especialmente para gestores municipais. A Famurs, que é também promotora do evento, incluiu a entrega do Prêmio Boas Práticas entre os destaques da programação.  


De acordo com o presidente da Famurs, Paulinho Salerno, a ideia é ampliar ainda mais a repercussão dos projetos que serão premiados nesta edição, que registrou recorde de inscrições, com mais de 500 projetos recebidos. “Neste ano, pela primeira vez, vamos inserir o Prêmio Boas Práticas em um contexto nacional, na presença de prefeitos de todo o país”, destacou. A premiação, que busca reconhecer os municípios que implementaram projetos inovadores de políticas públicas locais nas mais diversas áreas, será na noite do dia 23/11, com coquetel e a participação de prefeitos e prefeitas do Brasil inteiro. 


O presidente Salerno ressalta ainda que a inovação é uma das novas bandeiras do municipalismo ao estimular novas estratégias de desenvolvimento. “A inovação consegue fomentar um ambiente favorável a novos negócios, mas não ocorre de forma isolada. O formato de tríplice hélice, em que as esferas pública, privada e as instituições de pesquisa somam esforços, permite essa articulação que deve ter como base os nossos municípios”, reforça.


O Smart Cities Park vai reunir cerca de mil gestores municipais, especialmente prefeitos e secretários, e irá abordar temáticas relacionadas à inovação municipal, avançando na ampliação da eficiência dos serviços para a promoção de ambientes mais inclusivos e sustentáveis. As inscrições são gratuitas para os prefeitos e podem ser acessadas aqui


O evento busca ampliar também o entendimento sobre o conceito de cidades inteligentes. Sobre o tema, está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, projeto de lei que institui a Política Nacional de Cidades Inteligentes (PNCI). São consideradas cidades inteligentes aquelas que promovem o desenvolvimento econômico sustentável e o uso de tecnologias para aprimorar e interconectar os serviços das cidades. 


“Esse conceito precisa ser desenvolvido de modo inclusivo, participativo e inovador, sempre pensando na qualidade de vida das pessoas. A visão municipalista valoriza a troca de experiência, buscando sinergias com o compartilhamento de custos e riscos. Nova Petrópolis será uma ótima oportunidade para esse intercâmbio em busca dos melhores resultados”, concluiu o presidente Salerno.

Informações da notícia

Data de publicação: 29/09/2022

Créditos: Janis Morais