A reunião, coordenada pela primeira-dama da Famurs, Naiane Araujo Dotto, teve como objetivo aproximação, oportunidade de fala e escuta das mulheres sobre o seu papel nos municípios.

Paralela à Assembleia Geral que reúne prefeitos e prefeitas do RS, ocorreu nesta quarta-feira, no anexo da Casa da Famurs na Expointer, roda de conversa com as primeiras-damas. Iniciativa da primeira-dama da Famurs, Naiane Araujo Dotto, a reunião teve como objetivo aproximação, oportunidade de fala e escuta das mulheres sobre o seu papel nos municípios.


Dentre as diversas experiências de atuação das mulheres, a primeira-dama do Estado, Sônia Vieira, falou sobre as ações desenvolvidas, desde que assumiu essa função no Governo do Estado, e sobre o decreto de criação do gabinete da primeira-dama. Sônia reforçou a importância da função, e uma parceria entre Estado e municípios a partir da figura da primeira-dama. “Ser primeira-dama é uma função desafiadora, mas, é muito bom saber que podemos influenciar positivamente na vida das pessoas fazendo a diferença”, disse. “Nós mulheres colocamos luz em tudo que tocamos”, completou. 


Embora o papel da primeira-dama seja visto ainda como ações de caridade, e até mesmo como assistencialista, essas mulheres vêm mostrar que estão imbuídas de vontade, coragem e profissionalismo para contribuir com as suas comunidades e fazer a diferença na vida da população, tendo grandes desafios em superar essas concepções equivocadas. 


A primeira-dama da Famurs, Naiane Araujo Dotto, reforçou a importância de encontros que geram essa troca de experiências entre as primeiras-damas, pensando em promover novas ações das mulheres na política, com iniciativas baseadas nas políticas públicas e encarando os desafios da mulher no setor público. "Espero que todas possam sair desta roda de conversa com muitas ideias e revigoradas para realizarem ações em seus municípios”, afirmou.


A reunião foi organizada e articulada pelas primeiras-damas que integram a Diretoria da Famurs. De Guaíba, Deise Reinaldo contou que no seu município solicitou a estruturação do Gabinete e está desenvolvendo diversas ações, bem como as políticas públicas voltadas às mulheres. Vera Bohn, de Mato Leitão, compartilhou a sua experiência de muitos anos como primeira-dama em diversos mandatos e como ao longo dos anos o olhar sobre a atuação mudou, para além da assistência social. A esposa do Prefeito de Porto Alegre, Valéria Leopoldino, prestigiou o encontro e relatou um pouco do seu trabalho à frente do Gabinete da Primeira-Dama. 


A partir das impressões dessa primeira conversa, será planejado um próximo encontro, em outubro, e outro que deverá acontecer na Assembleia de Verão. O evento recebeu 65 primeiras-damas municipais, que se deslocaram para Esteio em virtude da Assembleia dos Prefeitos, que foi realizada simultaneamente ao evento.

Informações da notícia

Data de publicação: 31/08/2022

Créditos: Janis Morais

Créditos das Fotos: Janis Morais