O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) tem como meta reduzir 50% das mortes no trânsito. Atualmente, mais de 11 entidades participam das discussões e planejamento de ações no RS.

A Famurs é uma das entidades que compõem o Grupo de Trabalho do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) no RS. Com o objetivo de apresentar o plano aos gestores municipais e alinhar ações para redução de acidentes e mortes no trânsito, o grupo promoveu nesta segunda-feira, dia 29/08, na Casa Famurs na Expointer, reunião com a presença de autoridades ligadas à temática e representantes dos municípios com mais 100 mil habitantes. 


De acordo com o assessor técnico da área de Segurança Pública, Mobilidade e Trânsito da entidade, Roberson Cardoso, o encontro foi o primeiro realizado com os gestores municipais promovido pelo grupo. “O objetivo foi apresentar os pilares do Pnatrans e estimular que cada município desenvolva o seu plano, avaliando prioridades e metas que possam ajudar a construir um trânsito mais seguro”, destacou.


O representante da PRF no GT, o Inspetor Alessandro Castro, foi o responsável por apresentar os objetivos e pilares do Pnatrans. “O dever de casa de todos é ler os documentos do Pnatrans, que estão disponíveis no site, e planejar ações conjuntas de médio e longo prazo. A Famurs tem o papel importante de mobilizar e auxiliar os municípios no cumprimento do plano”, destacou. Castro aproveitou para divulgar o V Seminário Nacional de Trânsito, que será realizado no dia 23 de setembro, em formato híbrido, na OAB RS Cubo, em Porto Alegre, com o tema Pnatrans, oportunidade em que serão convidados todos os municípios gaúchos.


A meta é reduzir pela metade as mortes no trânsito em uma década, de 2018 a 2028. Esse índice nacional é definido considerando número de habitantes e de veículos. O plano tem o potencial de salvar cerca de 86 mil vidas.


O Grupo de Trabalho do Pnatrans no Estado do Rio Grande do Sul é coordenado pelo Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), e além da Famurs, fazem parte deste, o Detran, Daer, EPTC, CRBM (Comando Rodoviário da Brigada Militar), PRF, Polícia Civil, Fundação Thiago Gonzaga, Sindatran-RS (Sindicato Estadual dos Agentes de Fiscalização de Trânsito e Transporte do Estado do Rio Grande do Sul) e RQSul (Associação dos Organismos de Inspeção do Estado do RS). Os representantes da Famurs são os assessores Roberson Cardoso e Manoela Guns.


O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) foi criado em 2018, pela Lei nº 13.614, para orientar os gestores de trânsito de todo o país a implementarem ações com o objetivo de reduzir mortes e lesões no trânsito, em alinhamento com a Nova Década de Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU).

Informações da notícia

Data de publicação: 29/08/2022

Créditos: Janis Morais

Créditos das Fotos: Janis Morais