No podcast Conexão Municipal, o presidente da Famurs, prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, apresentou como será desenvolvido o programa de inovação da Famurs nos municípios

A inovação é uma das principais bandeiras da atual gestão da Famurs. A evolução desta temática na entidade municipalista foi tema do podcast Conexão Municipal transmitido nesta segunda-feira, dia 22/08 no canal no Youtube e demais redes oficiais da Famurs.


No estúdio, foram convidados para o bate-papo: o presidente da Famurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno; o coordenador-geral da Famurs e ex-prefeito de Farroupilha, Ademir Baretta; o CEO da Agência Besouro, Vinicius Mendes Lima;  o gestor de Tecnologias da Besouro e assessor de Inovação e Empreendedorismo da Famurs, Leonardo Amauri e o coordenador de Cultura da Famurs Vinicius Brito. A apresentação do programa é do coordenador de Comunicação da Famurs, Voltaire Santos.


Antes de ser presidente da Famurs, Paulinho Salerno foi coordenador da Câmara Temática da Inovação da entidade. Cumprindo com o compromisso de aprofundar a aproximação da inovação do municipalismo, uma das ações voltadas ao tema é a criação da Área Técnica da Inovação. 


Ele relatou que desde o primeiro mandato como prefeito de Restinga Sêca começou a conhecer experiências de inovação, visitando centros importantes do país, na região metropolitana de Porto Alegre e até fora do Brasil. “A partir daí os algoritmos me levaram ao MBA de Ecossistemas de Inovação que abriu ainda mais a minha visão sobre a importância da inovação nos municípios”, contou.


Para ele, é preciso desmistificar essa interpretação de que apenas a tecnologia faz parte do conceito de inovação. "A inovação tem várias vieses como o empreendedorismo e a economia criativa. Construir cidades mais resilientes e melhores de se viver também é parte da inovação que queremos levar para todos os municípios do RS. Para nós, inovar na gestão municipal é impactar de forma positiva na vida das pessoas”, destacou.


Quando estava na liderança da Câmara Temática de Inovação em 2021, Salerno promoveu eventos e parcerias com hubs de inovação. “Vamos ter outras aproximações, nesta semana mesmo estaremos na UCS para conhecer o City Living Lab, que mostra como os dados podem ajudar a planejar ações de longo prazo para melhorar a gestão dos municípios e a Ucsgraphene, a primeira e maior planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina, experiências exitosas que podem ser reproduzidas ou mesmo servir de inspiração para outros projetos inovadores no RS”.


Para o coordenador-geral da Famurs, Ademir Baretta, a inovação é uma tema presente na vida de cada um e mesmo para quem não o entende ou pensa na dificuldade de aplicar o conceito, é preciso estimular, pois a inovação é perfeitamente factível de aplicar nos 497 municípios do RS. “O primeiro passo é mudar a cultura do “sempre foi feito assim” e avançar para adotar essa ferramenta importante. O município que ainda não evoluiu na questão da inovação agora pode procurar esse serviço que o presidente da Famurs disponibilizou aos municípios juntamente com a agência Besouro”, ressaltou. 


O CEO da Agência Besouro, Vinicius Mendes Lima, enfatizou que fomentar a inovação e o empreendedorismo é crucial para que qualquer município consiga manter o patamar em que está ou para avançar na geração de empregos e na ampliação de políticas públicas de resultado. “Eu tenho certeza que todo o prefeito quer transformar a vida das pessoas e não temos como fugir do empreendedorismo e inovação para que isso aconteça”, salientou.


A Besouro é uma agência de fomento social que utiliza a inovação para transformar a vida das pessoas, em especial aquelas em vulnerabilidade social, com o desenvolvimento de programas, processos, projetos e documentos que possam fazer com que os municípios consigam implementar de forma real políticas que conversem com o cidadão. “A Besouro existe para atender os municípios através de políticas personalizadas de inovação e empreendedorismo, envolvendo poder público e o terceiro setor”, destacou. Dentro da parceria Famurs e Besouro será desenvolvido o Mapa da Inovação do RS. “Temos um trabalho enorme pela frente, os municípios precisam se preparar para esse novo papel e a Famurs está entregando de bandeja todo esse conhecimento”, avaliou.


Para Vinicius Brito, coordenador de Cultura da Famurs, a pauta da inovação conversa perfeitamente com o trabalho da área de cultura e economia criativa. Ele relatou que muitos municípios estão incorporando esse conceito contemporâneo da economia criativa, que está alinhado ao conceito de inovação, inclusive em Porto Alegre, que levou para Câmara de Vereadores projeto de lei que alterou o nome da Secretaria da Cultura para Secretaria da Cultura e da Economia Criativa. “Esse movimento está ocorrendo para ampliar a atuação e também para valorizar os bens culturais. Nessa perspectiva, esse segmento passa a ser visto como um setor produtivo, é a partir daí que a cultura, a inovação e a economia criativa conversam e isso é um processo de ganha ganha”, afirmou. Brito divulgou ainda o Curso de Economia Criativa com inscrições abertas na Escola da Famurs.


O novo Assessor de Inovação e Empreendedorismo da Famurs, Leonardo Amauri, participou do debate por videochamada direto do RJ. Ele é gestor de Tecnologias da Besouro. “Falar sobre tecnologia e inovação é uma pauta muito importante. Hoje o RS está entre os 15 estados que mais fomenta a inovação, mas com certeza com esse projeto, essa parceria da Besouro com a Famurs, vamos fomentar essa área importante e que está muito em pauta nesses dias e colocar o Estado entre os cinco primeiros”, afirmou.

Informações da notícia

Data de publicação: 24/08/2022

Créditos: Janis Morais

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti