Podcast teve como entrevistado o vice-presidente da Famurs, prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Massing, que falou também sobre as obras do Hospital Público Regional de Palmeira da Missões, outro investimento importante no Norte do estado

Uma das metas da nova gestão da Famurs será a articulação de novos modais de transporte no RS. O vice-presidente da Famurs, prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Massing, vai coordenar a nova câmara temática da entidade municipalista voltada ao desenvolvimento de ferrovias e hidrovias. 


Conforme o prefeito Massing, o pleito da Famurs é que o RS seja incorporado dentro da política nacional de integração ferroviária do Brasil. “Uma das formas de integração é a Ferrovia Norte-Sul”, destacou.


Ele lembrou proposta conduzida pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, empresa pública ligada ao Ministério da Infraestrutura, que apresenta um traçado que, na opinião do prefeito, ao mesmo tempo integra o RS com o Brasil, e o estado internamente, entre as regiões mais distantes. O estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental prevê uma rota que passa por Frederico Westphalen, Seberi, Palmeira das Missões, Condor, Panambi, onde se encontra com via férrea já existente em direção a Cruz Alta, Santa Maria, Restinga Sêca até o Porto de Rio Grande. 


“A gente sabe que a costa oeste, e região centro oeste do RS têm dificuldades maiores de desenvolvimento, portanto é a região que precisa estar integrada. Nós defendemos esse traçado porque já foi demonstrado através de um estudo técnico que esse é o melhor caminho e também porque entendemos, enquanto região, a importância da ferrovia para desenvolvermos a integração do RS”, destacou.


O presidente da Famurs, Paulinho Salerno, salientou a importância do envolvimento da Famurs no desenvolvimento de outros modais de transporte, criando alternativas ao transporte rodoviário, que sendo única opção acaba acelerando o desgaste das estradas, e abrindo oportunidades para o desenvolvimento dos modais ferroviário e hidroviário no RS. “A Famurs por meio de uma câmara temática vai abrir o diálogo e fazer a articulação com o Estado, Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados para que a importância do desenvolvimento de novos modais volte à pauta”, ressaltou.


O presidente participou da transmissão do programa direto de Santa Maria, onde estava para o ato de assinatura de um acordo de cooperação internacional entre a Universidade Federal de Santa Maria e o Instituto Politécnico do Porto, de Portugal. Em companhia do diretor do Museu Nacional Soares dos Reis da cidade de Porto, António Ponte, ele relatou a importância da parceria RS e Portugal, por meio da Famurs. “É uma grande alegria poder recebê- lo desde ontem no território de Restinga Sêca, conhecendo nossos projetos, trocando muitas ideias e oferecendo uma contribuição significativa com o seu conhecimento nesta parceria importante com Portugal”, comemorou. 


Antônio Ponte, que esteve no RS há dois meses participando do 40º Congresso dos Municípios, e recebeu uma comitiva da Famurs em junho na cidade do Porto, quando foi assinado um acordo de cooperação, avaliou a importância de novas parcerias. “É um prazer voltar ao RS e de alguma forma compartilhar algumas das nossas experiências e formalizar protocolos com Santa Maria e o Instituto Politécnico do Porto para o intercâmbio de informações, alunos e professores nas áreas de patrimônio e cultura”, destacou. O roteiro contou ainda com uma visita ao município de Rio Grande, onde foi recebido pelo prefeito Fábio Branco e a participação no Congresso de Cidades Patrimônio Mundial em Diamantina (MG).


Hospital Público Regional - O prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Massing, falou de outro projeto importante para o Norte do estado. A construção do Hospital Público Regional em Palmeira das Missões. “Essa obra terá impacto muito positivo do ponto de vista econômico, social e principalmente na saúde pública, porque essa região tem um vazio assistencial do ponto de vista da alta complexidade e de muitas especialidades na média complexidade”, relatou.


De acordo com o prefeito, as obras estão 60% concluídas, e com previsão de término da obra física do hospital para março de 2024. “Todos os indicativos e esforços estão sendo feitos no sentido da conclusão da obra nesse período e já estamos trabalhando com a questão de equipar o hospital e de pensar a futura gestão desta casa de saúde em consonância com o governo do Estado, Ministério da Saúde, e o conjunto das forças políticas”, avaliou.


O gestor afirmou ainda que o relatório sobre as especialidades está sendo revisado visando atender as necessidades da região. Entre as possibilidades estão as áreas de traumatologia, cardiologia e quimioterapia. “A gente diz que o hospital está em Palmeira, mas na verdade abrange uma região de 72 municípios, e sabemos também que vai atender outras regiões que podem aportar aqui em função de especialidades ou do atendimento de UTI, com resolutividade onde hoje tem um vazio”, concluiu.

Informações da notícia

Data de publicação: 10/08/2022

Créditos: Janis Morais

Créditos das Fotos: Guilherme Pedrotti

Compartilhe!