Após mobilização de prefeitos em Brasília, matéria foi aprovada em dois turnos de votação

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (14/7), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 122/2015, do Senado, que proíbe a União de criar despesas para os demais entes federativos sem indicar a fonte de recursos para custeá-los.

Os dois turnos de votação foram realizados na manhã de hoje. A proposta foi aprovada com 383 votos favoráveis, no primeiro turno e por 379, no segundo. Agora a matéria vai à promulgação, que deve ocorrer em sessão do Congresso nos próximos dias.

“Esta é a chance que temos de estancar a sangria das dezenas de outros projetos que estão tramitando aceleradamente, com forte impacto nas finanças municipais. Nossa mobilização deu resultado, prova de que juntos somos mais fortes”, comemorou o presidente da Famurs, Paulinho Salerno.

Conforme o texto aprovado, a legislação federal não pode impor despesas sem previsão de fonte orçamentaria e financeira ou transferência de recursos necessários para a prestação de serviços públicos, incluindo despesas de pessoal e seus encargos, para a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. As únicas ressalvas são para despesas decorrentes da fixação do salário-mínimo e as obrigações assumidas espontaneamente pelos entes federados.

Com o acordo realizado entre as lideranças do governo e da minoria, foi suprimido trecho que impedia a aprovação de leis que criam ou aumentam despesa que não consta na lei orçamentária anual ou do projeto de lei orçamentária anual enviado pelo Poder Executivo.

Informações da notícia

Data de publicação: 14/07/2022

Créditos: Ellen Renner

Créditos das Fotos: Elaine Menke/Câmara dos Deputados

Compartilhe!